O jovem de 18 anos preso participou do assalto a casal em passeio de caiaque e de tentativa de latrocínio de três pessoas, ambos os casos em São Vicente (Reprodução/ Redes sociais e Reprodução/ 39º BPMI) Um jovem de 18 anos foi preso na madrugada deste domingo (28) por envolvimento em uma série de crimes em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), ele é apontado como um dos autores do assalto com moto aquática a casal que fazia passeio de caiaque ocorrido no último dia 21 na Praia dos Milionários e acabou detido em flagrante após participar de uma tentativa de latrocínio de outras três vítimas, na noite de sábado (27), também em São Vicente. Conforme apurado por A Tribuna, a prisão aconteceu durante patrulhamento na Rua Isabel Côrrea Martins, no bairro Vila Fátima. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! De acordo com a SSP-SP, as três vítimas estavam em frente à casa de um parente quando foram abordadas por dois indivíduos, um deles armado. Os ladrões anunciaram o roubo e levaram diversos pertences, entre eles alianças, joias, um telefone celular e um veículo. Durante a fuga, o criminoso armado chegou a efetuar um disparo em direção a uma das vítimas, que não foi atingida. Após investigações, policiais militares localizaram o veículo roubado abandonado e, já durante a madrugada, conseguiram abordar os assaltantes. Na ação, foi apreendida uma arma de fogo com munições. Na delegacia, aliança pertencente a uma das vítimas foi encontrada com o indiciado. Um adolescente de 17 anos também foi apreendido e dois aparelhos celulares foram recolhidos, permanecendo à disposição da investigação. Ainda segundo a SSP-SP, o jovem de 18 anos já possuía um mandado de prisão temporária pelo roubo ocorrido no dia 21. Ele foi reconhecido pessoalmente pelas vítimas dos dois casos e permaneceu detido à disposição da Justiça. As buscas continuam para localizar o segundo envolvido no roubo na Praia dos Milionários. Relembre o caso No dia 21 de dezembro, um casal foi assaltado por dois criminosos enquanto fazia um passeio de caiaque no mar de São Vicente. A abordagem aconteceu a cerca de 100 metros da faixa de areia da Praia dos Milionários e foi registrada em vídeos que circularam nas redes sociais, mostrando a ação dentro da água, com crianças brincando nas proximidades. Segundo os relatos das vítimas, os criminosos se aproximaram em uma moto aquática de forma aparentemente amistosa, chegaram a jogar água no caiaque e, em seguida, anunciaram o assalto. A dupla levou as alianças do casal, avaliadas em R\$ 17 mil. Durante a ação, os ladrões pegaram os remos da embarcação e um deles chegou a agredir uma das vítimas, que sofreu ferimentos na perna e na cabeça. Após o roubo, o casal recebeu ajuda de testemunhas e registrou boletim de ocorrência. Mãe confirma participação de jovem no crime O jovem Rael Fabiano Veiga Ungaretti, de 19 anos, está foragido (Reprodução/ Redes sociais) A Polícia Civil procura o outro homem que assaltou o casal no caiaque: o jovem Rael Fabiano Veiga Ungaretti, de 19 anos. A investigação avançou após o depoimento da mãe do jovem, que confirmou às autoridades ter tomado conhecimento da participação do filho no roubo, mas disse não saber onde ele está. Segundo a polícia, a mulher relatou que o filho não mora mais com a família e afirmou que ele “escolheu a vida do crime”. Ainda de acordo com o depoimento, ela contou ter visto o jovem pela última vez poucas horas antes do assalto, quando ele disse que iria à praia. Com base nas investigações, agentes da Polícia Civil estiveram na comunidade do México 70, no bairro Vila Margarida, na manhã desta quarta-feira (24), para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão temporária do jovem. Segundo o g1 Santos e Região, Rael não foi encontrado no local. A mãe dele também declarou aos policiais que não concorda com as atitudes do filho e lembrou que ele já havia sido preso por roubo em maio deste ano, tendo sido solto em outubro. Para a Polícia Civil, o jovem é considerado foragido da Justiça. Moto aquática usada em assalto foi encontrada Moto aquática foi achada dentro de uma marina em São Vicente (Reprodução/ Polícia Civil) A moto aquática utilizada pelos criminosos no assalto ao casal que passeava de caiaque em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi localizada e apreendida na sexta-feira (26). Uma operação está em andamento para esclarecer como os criminosos tiveram acesso à embarcação na Baixada Santista. Conforme apurado por A Tribuna, a moto aquática foi localizada e apreendida em uma marina de São Vicente, em uma ação que contou com a participação da Polícia Civil, da Marinha e da Capitania dos Portos. Atualmente, uma operação conjunta entre órgãos de segurança pública tenta esclarecer como os criminosos conseguiram acesso ao veículo aquático. Segundo apuração da TV Tribuna, as marinas de São Vicente estavam fechadas no dia do crime e não havia registro de embarcações autorizadas navegando na região naquele horário, o que levantou suspeitas sobre a origem da moto aquática.