Incêndio atingiu aproximadamente 100 moradias em área de palafitas do bairro Rádio Clube, Zona Noroeste de Santos, na manhã desta sexta-feira (1º) (Yasmin Braga/TV Tribuna) Uma idosa de 64 anos morreu durante um incêndio de grandes proporções que atingiu cerca de 100 moradias em uma área de palafitas do bairro Rádio Clube, na Zona Noroeste de Santos, litoral de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (1º). Conforme apurado por A Tribuna e pela TV Tribuna, a vítima era Sandra Sarmento da Silva. A mulher, que já havia sido retirada de casa por familiares, tentou retornar à residência para buscar pertences, mas não conseguiu sair do local. A morte da moradora foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o incêndio teve início por volta das 7h40, no Caminho São Sebastião. O Corpo de Bombeiros foi acionado e mobilizou 15 viaturas e 46 agentes para o atendimento da ocorrência. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Em nota, a Defesa Civil Estadual informou que os bombeiros conseguiram controlar a propagação do fogo, e que mobilizou equipes da pasta para o fornecimento de materiais de ajuda humanitária. A ocorrência permanece em andamento. Segundo o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), não há informação de feridos além do óbito confirmado. “Estamos acompanhando toda a movimentação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Noroeste, aqui há também a presença do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o atendimento das pessoas”, disse. Atendimento aos moradores Em nota, a Prefeitura de Santos detalhou que o Samu mobilizou quatro ambulâncias e quatro motolâncias ao local. A UPA da Zona Noroeste e Complexo Hospitalar estão de prontidão para atender as vítimas, conforme o Município. Casos considerados leves, como os de inalação de fumaça, estão sendo realizados na Policlínica do Rádio Clube. Moradores que perderam suas casas atingidas pelo incêndio serão cadastrados na Unidade Municipal de Educação (UME) Professor Pedro Crescenti, que fica no bairro. “Vamos priorizar as pessoas em termos de abrigamento, com a disponibilidade de escolas para abrigo. Já entramos em contato com o Fundo Social de Solidariedade de Santos pedindo para a população roupas, alimentos não perecíveis e água potável”, afirmou Rogério Santos em entrevista dada à imprensa no local. Conforme a Prefeitura, a unidade de ensino está de sobreaviso para eventual acolhimento emergencial. Entre as medidas que serão tomadas para o atendimento aos moradores afetados, Rogério Santos destacou que foi pedido que o Restaurante Bom Prato do Dique da Vila Gilda funcione na noite desta sexta-feira e durante o final de semana, fornecendo comida gratuita. De acordo com a Administração Municipal, 300 refeições foram reservadas para o atendimento às famílias atingidas pelo incêndio. Além disso, 60 cestas báscias foram reservadas para garantir a retaguarda inicial às vítimas. O Centro da Juventude também apoio às famílias afetadas, oferecendo suporte emergencial, informou o Município. “Todos os procedimentos do nosso protocolo estão sendo colocados. Estamos trabalhando junto com o Corpo de Bombeiros, com a Polícia Militar, como todo o Governo do Estado e também com o apoio do Governo Federal”, afirmou o prefeito. Doações A Prefeitura acrescentou que faz a triagem das famílias atingidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bom Retiro, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 517. O Fundo Social de Solidariedade de Santos receberá doações para as vítimas. Os donativos podem ser encaminhados para a Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada, nesta sexta-feira até às 20h, e, no sábado (2), das 9h às 17h.