Presidente do Conseg de Vicente de Carvalho publicou um vídeo questionando a abordagem por parte dos PMs (Divulgação/PM) A Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CeConseg) instaurou um processo de ética e afastou o presidente Heribaldo Ferreira, do Conseg de Vicente de Carvalho, em Guarujá, de suas funções. Há pouco mais de uma semana, Ferreira se envolveu num desentendimento com policiais militares após uma abordagem, e o batalhão responsável pelo patrulhamento na cidade solicitou a sua destituição. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! A abordagem em questão ocorreu na manhã de 26 de abril, enquanto Heribaldo estava abrindo o seu comércio localizado na Avenida Santos Dumont. Em um vídeo, publicado nas redes sociais do 21° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), o presidente questiona o motivo da abordagem. "Fui abordado em frente a minha loja pela Polícia Militar. Uma vergonha isso ai. (Com) Bandido ele não faz nada não. Isso é uma vergonha. Eu, como presidente do Conseg, isso é uma vergonha", diz Heribaldo. Por conta disso, a corporação publicou uma nota de repúdio às atitudes do presidente e solicitou a sua destituição do cargo (veja abaixo). Nesta segunda-feira (5), o CeConseg informou que foi instaurado um processo de ética para apurar todas as circunstâncias. -Abordagem PM Guarujá (1.459925) Além disso, Heribaldo foi suspenso de suas funções como presidente. Durante o período, a condução dos trabalhos ficará sob responsabilidade do vice-presidente, que assume interinamente até a conclusão da apuração. “A CeConseg reforça seu compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito aos princípios que regem a atuação dos Conseg junto à comunidade”, concluiu em nota. Confundido Para A Tribuna, Heribaldo revelou que estava indo até o seu comércio normalmente, quando se deparou com uma base móvel da PM bloqueando o trânsito na Avenida. O motorista do coletivo, segundo ele, conversava com um motociclista no meio da via pública. "Nisso, foi se formando uma fila enorme atrás de mim. Um dos motoristas buzinou, mas não foi nada de anormal. Acabando a conversa deles, eu segui em frente", disse Heribaldo. Após desembarcar para abrir o seu comércio, ele foi abordado pela equipe da PM. Ainda de acordo com Heribaldo, ele contou que perguntou aos PMs a motivação para abordá-lo, acreditando ter sido confundido com o motorista do veículo que buzinou momentos antes. "Eles me falaram que era uma abordagem de rotina. Aquilo não me convenceu. Nós vivemos num país democrático, onde todos os cidadãos têm o direito de ir e vir. Acredito que ele se sentiu afrontado devido a um dos motoristas ter buzinado, por isso vieram atrás de mim", conta. Heribaldo, no entanto, destacou o trabalho policial e disse que aguarda a apuração dos fatos. "Sobre a abordagem, isso é bom sim, para toda cidadania. Inclusive, tenho elogiado em minhas reuniões o trabalho da Polícia Militar", conclui. “PMs não têm bola de cristal” Após a publicação do vídeo em que Heribaldo questiona a motivação da abordagem pelos policiais, o 21º BPM/I afirmou que Heribaldo colocou em risco a segurança do procedimento, além de ofender e desrespeitar os policiais. De acordo com a corporação, a abordagem ocorreu em um ambiente de respeito e urbanidade por parte dos PMs, mas Heribaldo não foi recíproco ao questionar a abordagem. “Os policiais não possuem 'bola de cristal' e quando suspeitam de alguma atitude, a forma de mitigar tal dúvida é fazendo a abordagem policial dentro dos padrões e normas estabelecidas pela Corporação, o que foi realizado em tal situação”, diz trecho da nota. Ainda conforme o posicionamento, o batalhão abriu uma reclamação formal no Conselho de Ética dos Consegs, e pedirá a destituição de Heribaldo do cargo de presidente do Conseg de Vicente de Carvalho. “O 21 BPMI e seus policiais não sentarão à mesa com pessoas que não respeitam o trabalho policial, principalmente se tais pessoas são aquelas que deveriam dar exemplo e zelar pelo respeito à corporação e seus profissionais” conclui.