Um homem de 24 anos foi preso em flagrante enquanto transportava 35 caixas de frango em condições impróprias para consumo, na tarde de quinta-feira (16), em Itanhaém. A mercadoria seria entregue a um açougue da cidade, no bairro Belas Artes.
Os policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais de Itanhaém (DIG) cumpriam diligências de campo quando viram o baú da caminhonete vazando um líquido vermelho, semelhante a sangue, pelas ruas em que trafegava. A equipe, então, ordenou a parada do veículo e inspecionou a carga transportada.
Foi constatado que a refrigeração do baú do veículo estava quebrada e, com isso, estragou toda a carne transportada, que já exalava forte odor. Os policiais civis indagaram o motorista sobre a nota fiscal da mercadoria e as condições impróprias em que o produto perecível era transportado.
O motorista alegou que o climatizador da carga estava quebrado há meses e que fazia diariamente o transporte dos produtos alimentícios de um açougue para outro em Itanhaém.
O motorista foi autuado pelo crime contra as relações de consumo. Foi acionada a Vigilância Sanitária para proceder com os laudos técnicos sobre as condições dos produtos, assim como realizar uma fiscalização nos açougues que comercializavam essas carnes em Itanhaém.
O crime contra relação de consumo comporta fiança e, por isso, foi arbitrado o valor de R$ 5 mil para o acusado responder em liberdade, tendo a quantia sido paga.