Você sabe o que é compostagem? Reciclagem de lixo orgânico pode ser feita em casa

Marcus Fernandes explica projeto e conta como cada um pode fazer a sua parte

Por: Marcela Ferreira  -  27/07/20  -  14:01
Adubo orgânico proveniente de compostagem faz solo ficar mais fértil para o plantio
Adubo orgânico proveniente de compostagem faz solo ficar mais fértil para o plantio   Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

A reciclagem já é uma prática amplamente difundida e conhecida por grande parte das pessoas. Separar o plástico, papel, metal e vidro já se tornou hábito, inclusive, em muitos lares. Já o material orgânico que é descartado, muitas vezes acaba se juntando a outros tipos de lixo. A reciclagem da matéria orgânica, no entanto, é feita de uma forma diferente: através da compostagem.


A técnica milenar, com registros de ter sido praticada desde a Babilônia, tem como objetivo a transformação da matéria orgânica que é descartada, em húmus, o adubo orgânico. O produto final é tão rico em nutrientes, que acaba sendo cobiçado para plantações. O adubo é limpo, e pode ser aproveitado em praças, parques, jardins, ao invés de ser enterrado em um aterro sanitário ou em um lixão.


O coordenador de políticas ambientais da secretaria de Meio Ambiente de Santos, Marcus Fernandes, explica que a compostagem pode ser feita tanto em larga escala quanto em casa. “Existem várias formas de fazer compostagem. Essa matéria orgânica pode ser colocada em um monte, a gente protege esse material, e microorganismos vão começar a comê-lo. Esse processo vai gerar o que a gente chama de húmus”, conta.


Para fazer a compostagem em casa, o indicado é investir em um ‘minhocário’. “É o mesmo processo, mas a diferença é que, com a bactéria, não dá para trabalhar em casa, é preciso ter um controle muito maior. A minhoca faz a mesma coisa, ela é um grande jardineiro, que vai comendo o que encontrar e o resíduo se transforma em húmus e vira adubo orgânico”, explica Marcus.


O minhocário pode ser comprado pronto, ou feito com baldes ou caixas. “Um balde fica em cima do outro, com furos entre eles. No primeiro, você coloca a terra, minhocas e lá você deposita frutas, verduras e legumes. A minhoca vai começar a comer esse material e transformá-lo no húmus. Quando terminar, a minhoca vai descer para a próxima caixa, aí você inverte as caixas e recomeça o trabalho. Na caixa de baixo você vai ter a terra de alta qualidade, e pode usá-la onde você quiser”.


Bactérias e minhocas transformam o lixo orgânico em húmus, ideal para o plantio de orgânicos
Bactérias e minhocas transformam o lixo orgânico em húmus, ideal para o plantio de orgânicos   Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Tanto o processo com minhocas quanto com bactérias, gera um material líquido chamado chorume. Esse termo é muito associado a lixo, mas ele nada mais é do que a parte líquida desse processo, e também pode ser aproveitado para o cuidado de plantas.


Popularização


Durante o período de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas pessoas têm procurado saber mais a respeito da compostagem, uma vez que, por passarem mais tempo em casa, perceberam a importância da reciclagem.


Marcus Fernandes conta que a compostagem, quando feita de forma correta, não gera odor e pode ser feita em casa de forma simples. “Hoje em dia se você procurar na internet vai encontrar composteiras prontas para comprar, que vêm, inclusive, com as minhocas”.


Composta Santos


A fim de promover ainda mais a prática que é essencial para a diminuição do resíduo orgânico nos aterros sanitários, Marcus explica que a Prefeitura de Santos conseguiu uma verba de R$ 1 milhão do Governo Federal em 2017 para o projeto Composta Santos.


Compostagem feita em casa gera adubo para uso próprio, como em vasos de plantas
Compostagem feita em casa gera adubo para uso próprio, como em vasos de plantas   Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

A iniciativa visa realizar a compostagem do resíduo orgânico que é descartado nas 25 feiras livres da cidade. “O projeto tem como objetivo criar um pátio de compostagem, que deve ficar pronto até meados do próximo ano, e além disso, como o pátio ficará na Alemoa, longe das pessoas, compramos composteiras minhocários para distribuir para clubes, escolas e condomínios”.


O primeiro objetivo é criar o pátio, e o segundo é difundir a técnica, fazer com que todos os santistas, da mesma forma que já sabem automaticamente o que é reciclagem, saibam que a compostagem é transformar o resíduo orgânico em adubo, segundo o coordenador.


A distribuição dos minhocários visa educar as população para criar uma cultura acerca da compostagem. “Precisamos que as pessoas comecem a conhecer o tempo. As pessoas estão familiarizadas com o termo reciclagem, mas não com a compostagem”, finaliza.


Logo A Tribuna
Newsletter