Golfinho resgatado em estado crítico em praia de Santos surpreende e já consegue nadar; VÍDEO

Animal segue no Centro de Reabilitação, em Guarujá

Por: ATribuna.com.br  -  04/07/23  -  19:44
Atualizado em 04/07/23 - 22:27
Um golfinho da espécie cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) encalhou na Praia do José Menino, em Santos, na manhã deste domingo (2)
Um golfinho da espécie cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) encalhou na Praia do José Menino, em Santos, na manhã deste domingo (2)   Foto: Reprodução

O golfinho da espécie conhecida como cachalote-pigmeu (Kogia breviceps), que encalhou na Praia do José Menino, em Santos, na manhã de domingo (2), surpreendeu e apresentou melhora. Em breve deve retornar ao mar, afirma o Instituto Gremar.


De acordo com o Gremar, pela manhã desta terça-feira (4) seu estado ainda era crítico, mas no novo boletim enviado no período da tarde, já consta uma melhora significativa em sua capacidade de natação e orientação. Além disto, novos exames clínicos apontaram indicadores dentro da normalidade para a espécie.


O golfinho segue no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, onde está sendo monitorado 24 horas, recebendo medicações, suplementação vitamínica e alimentação. Ainda segundo o Gremar, com essa melhora, equipes já começam a planejar a soltura do animal nos próximos dias.


O golfinho tem uma lesão na região da cauda e marcas que sugerem interação com rede de pesca
O golfinho tem uma lesão na região da cauda e marcas que sugerem interação com rede de pesca   Foto: Instituto Gremar

Resgate
O golfinho resgatado é uma fêmea jovem de três metros de comprimento. Ele estava com ferimentos em sua cauda e dificuldade de nadar na manhã de domingo (2) pelo Instituto Gremar.


Por cerca de quatro horas, veterinários e técnicos de campo permaneceram no mar, onde o golfinho ficou atolado na faixa de areia. Ele foi medicado e estabilizado até ser encaminhado ao Centro de Reabilitação.


A fêmea, de três metros, apresentou melhora na tarde desta terça-feira (4)
A fêmea, de três metros, apresentou melhora na tarde desta terça-feira (4)   Foto: Instituto Gremar

Encalhes
De acordo com a bióloga do Instituto, Rosane Farah, a cachalote-pigmeu é um animal que habita águas tropicais e temperadas, dificilmente avistada próximo à costa. Seus encalhes na região da Bacia de Santos são raros.


Desde 2015, quando se iniciou o monitoramento diário em São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos [PMP-BS], foram registrados apenas dois casos, em 2017 e 2020. Ambos encalharam com vida, mas não resistiram.


O Instituto Gremar monitora encalhes nas praias de Santos, São Vicente, Bertioga e Guarujá diariamente, logo no início da manhã, pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.


Qualquer avistamento ou ocorrência com essa ou qualquer outra espécie, viva ou morta é registrada e atendida. Além disso, o Gremar pode ser acionado 24h por qualquer munícipe pelo 0800 642 3341.


Assista ao vídeo do encalhe:


Logo A Tribuna
Newsletter