Cooperativa de Guarujá ganha triciclo elétrico para coleta de recicláveis

Catadores da Cidade foram selecionados para fazer parte do projeto Carroças do Futuro, que visa melhorar condições de trabalho e saúde desses profissionais

Por: Da Redação  -  07/09/20  -  22:05
Triciclo elétrico já está em uso em Guarujá
Triciclo elétrico já está em uso em Guarujá   Foto: Divulgação/Pimp My Carroça

As pesadas carroças dos catadoresde materiais recicláveis estariam com os dias contados?Projetodo movimentoPimpMyCarroça, uma organização não-governamental que trabalhadesde 2012com a ajuda deempresaspatrocinadoras, pretende melhoraras condiçõesde trabalho e saúde desses profissionais.


Para isso, foicriadoo Carroças do Futuro. Na primeira etapa,foramdoados três tricicloselétricos com espaço para colocação dos materiais. Dois delesparacatadores em SãoPauloe um veio para a cooperativaCooperben, de Guarujá.


Presidente daCooperben, o catador Marcelo Mello está usando o triciclo elétrico há aproximadamente 20dias. “É um equipamentointeressante. Estamos acostumados com as pesadas carroças e madeira. O triciclo, porserelétrico, tem uma boa capacidade de locomoção e ajuda demais”.


Segundo ele, a cooperativa existe há 18 anos e tem 26 catadores. São de 100 a 120 toneladas de material reciclável recolhidas por mês.“O triciclo tem uma autonomia muito boa, percorremos em média oito quilômetros por viagem. Temos caminhões e em alguns lugares fica difícilir com caminhão, ajuda bastante”.


Testes


A coordenadorado projeto Carroças do Futuro, Adriane Andrade, afirma que essas três doações de triciclos servirão para testes de aprimoramento. A ideia é que os catadores opinem sobre possíveis adequações nos veículos. Assim, novos modelosmais apropriadosseriam feitose em maior número. Também estão no projeto futuras carroças elétricas.


"Essas pessoas são grandes heróis das cidades, grandes responsáveis pela coleta seletiva, e não reconhecidos e valorizados. A maior parte tem mais de 40 anose puxa de 400 a 500 quilos nas costas, de forma manual. Issoimpactanasaúdedeles”, diz Adriane.


Segundo ela, a escolha de Guarujá foi pela seriedade do trabalho daCooperbene pelas características do Município. “Precisávamos de um local plano, no Litoral. Em Guarujá a população triplica aos finais de semana ea cooperativa tinhadificuldade de fazer acoleta na avenida da praia, por exemplo”.


Segundo o projeto, oscatadores de materiais recicláveis são responsáveis por, em média, 90% da reciclagem no Brasil. Utilizam as carroças para armazenar e transportar o que recolhem nas ruas até um ecoponto ou ferro velho. Seu principal motor é a força braçal, das pernas e costas.


O projeto tem como objetivo desenvolver protótipos de carroças e triciclos elétricos que utilizem energia renovável como alternativa a tração humana, para facilitar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.


Logo A Tribuna
Newsletter