Um grave acidente no Elevador da Glória, o icônico bondinho funicular de Lisboa, deixou 17 mortos e 21 feridos na noite de quarta-feira (3). Entre os feridos está um brasileiro, que foi atendido e já liberado em um hospital próximo ao acidente. O consulado do Brasil em Portugal confirmou que o cidadão sofreu apenas ferimentos leves. O que aconteceu Por volta das 18h (hora local), o bondinho que desce a íngreme Calçada da Glória perdeu o controle depois que o cabo de segurança aparentemente se rompeu. O veículo descarrilhou, saiu dos trilhos, virou-se e colidiu contra um prédio. Vídeos feitos por testemunhas mostram o carro funicular caído de lado, completamente destruído. Um carro que estava na base da ladeira balançou e passageiros precisaram pular pelas janelas para fugir do impacto. Vítimas e resgate Mortos: 15 pessoas morreram no local, e duas vítimas adicionais faleceram em hospital nas horas seguintes, totalizando 17 mortes. Feridos: 21 pessoas ficaram feridas — há casos graves, além de crianças, gestantes e vários estrangeiros entre as vítimas. Nacionalidades envolvidas: Além do brasileiro, foram confirmados feridos e mortos de diversas nacionalidades como alemães, espanhóis, coreanos, canadenses, italianos, franceses, suíços, marroquinos e cabo-verdianos. Primeira vítima identificada: O guarda-freios André Marques, funcionário do bondinho, foi identificado entre as vítimas fatais. Resgate: Cerca de 62 agentes de emergência e 22 viaturas foram mobilizados para remover os feridos dos escombros. Reação e investigações O governo português declarou um dia de luto nacional, enquanto a Câmara Municipal de Lisboa decretou três dias de luto municipal em memória das vítimas. Autoridades anunciaram abertura de investigação formal para apurar as causas do acidente. Embora a Carris, empresa responsável pelo funicular, afirme ter seguido todos os protocolos de manutenção (diários, semanais, mensais e bienais), representantes sindicais relatam preocupações anteriores quanto à tensão do cabo e dificuldades na frenagem. Histórico e contexto O Elevador da Glória, em operação desde 1885 e eletrificado desde 1915, conecta o bairro da Baixa à movimentada Bairro Alto — sendo tanto atrativo turístico quanto meio de transporte local. Em 2018, o funicular já havia sofrido um descarrilamento sem vítimas.