Operação foi objeto de inquérito instaurad pelo Grupo deAtuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Reprodução/Redes Sociais) Uma ação conjunta da Polícia Militar Ambiental e da Prefeitura de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, resultou na demolição de construções irregulares no bairro Parque Vergara, em Itanhaém, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (15). A operação foi realizada em áreas destinadas à proteção ambiental, visando coibir o crescimento de edificações sem autorização nessas zonas. (Veja vídeo mais abaixo) Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), 17 policiais militares participaram da ação. O foco foi em construções erguidas de forma ilegal em áreas classificadas como ambientalmente protegidas. A Prefeitura de Itanhaém informou, por meio de nota oficial, que as demolições foram realizadas como parte de procedimentos conduzidos pela Polícia Militar Ambiental, após um inquérito iniciado pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema). O município ressaltou que esse tipo de operação é realizado periodicamente em municípios da Baixada Santista, em cumprimento à legislação ambiental. Após a derrubada de uma das construções, moradores do bairro organizaram um protesto na tarde desta quinta-feira. Durante a manifestação, pneus foram incendiados na Estrada Coronel Joaquim Branco, o que levou à interdição total da via. A Administração Municipal reforçou que a operação seguiu as determinações da Resolução SIMA nº 05/2021, que estabelece a responsabilidade da autoridade ambiental estadual pela aplicação das medidas administrativas. -Protesto em Mongaguá (1.496736)