Sandro, o elefante cinquentão, está dando o que falar no interior de SP

MP pediu transferência do animal para Santuário em Mato Grosso, mas equipe do zoo de Sorocaba alerta para os riscos

Por: ATribuna.com.br  -  03/04/22  -  16:10
Sandro, o elefante que há 40 anos vive no zoológico de Sorocaba, pode ir para um santuário
Sandro, o elefante que há 40 anos vive no zoológico de Sorocaba, pode ir para um santuário   Foto: Secom Sorocaba

Um elefante que vive há 40 anos no zoológico público de Sorocaba, no interior de São Paulo, está dando o que falar na cidade. Sandro, como foi batizado o animal, teve a sua transferência para um santuário em Mato Grosso determinada pela Justiça. A equipe do zoológico, no entanto, tenta barrar a remoção de Sandro, alegando riscos na operação e à integridade física do animal, que está perto de completar 50 anos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Após a morte da companheira Raísa, de causa natural, em 2020, Sandro vive sozinho em seu recinto no zoo, o que levou o Ministério Público de São Paulo a entrar com uma ação para que o elefante passe o resto da vida no Santuário dos Elefantes do Brasil, na Chapada dos Guimarães (MT). O local abriga cinco elefantes resgatados de circos e zoológicos.


No último dia 20, um grupo de moradores e ambientalistas fez um protesto em frente ao zoo, pedindo a transferência de Sandro. A Prefeitura, no entanto, divulgou um relatório produzido pela equipe técnica do zoológico apontando riscos na remoção do elefante, que teria uma estressante viagem de 1.500 km pela frente, e o fato de ele nunca ter vivido em ambiente selvagem.


Diante da defesa da Prefeitura, o MP entrou com pedido de tutela de urgência na Justiça para que a transferência de Sandro seja imediata. A Administração Municipal aguarda ser notificada para se manifestar.


Logo A Tribuna
Newsletter