Turismo no litoral de SP discute ritmo da retomada em evento da Abav

Depois de dois anos da crise causada pela pandemia de coronavírus, setor vive momento de ascensão

Por: Francine Galdino, enviada a Águas de Lindoia  -  31/03/23  -  07:47
Evento em Águas de Lindoia discutiu a retomada do turismo brasileiro
Evento em Águas de Lindoia discutiu a retomada do turismo brasileiro   Foto: Francine Galdino/AT

Momento de ascensão. É assim que empresários do turismo descrevem o setor depois de dois anos da crise causada pela pandemia do coronavírus. O setor foi um dos mais afetados, foi o último a voltar a funcionar, mas, segundo o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens do Estado de São Paulo (Abav-SP), Fernando Santos, o segmento quase conseguiu recuperar o tempo perdido.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Já tivemos o momento de retomada de turismo em 2022, já recuperamos em torno de 80% a 90% daquilo que tínhamos pré-pandemia, mas entendemos que 2023 é o momento de colhermos os frutos”.


O turismo regional foi o tema da 45ª Abav Travel SP, que começou nesta quinta-feira (30) em Águas de Lindoia (SP).


“A nossa vinda a Águas de Lindoia nos mostrou que o turismo regional, que foi o primeiro a retomar na pandemia, está muito aquecido, e era um turismo que não estava no mapa das pessoas. Vemos esse tipo de turismo em ascensão. Só em janeiro desse ano, o mercado corporativo já bateu o recorde de 2019”, explica Santos.


Para Sandra Chiamulera, do Visite Guarujá, entidade sem fins lucrativos da Baixada Santista, esse momento de networking (rede de contatos profissionais em congresso) é fundamental para fomentar o turismo na região.


“O Interior de São Paulo é um público que frequenta muito a nossa regiao, então a divulgação do Litoral é importante para mostrarmos produtos novos. Hoje a principal rede hoteleira está centralizada no Guarujá, temos gastronomia internacional, mirantes totalmente repaginados, temos 27 praias, sem falar que estamos a uma hora de São Paulo”.


A perspectiva da secretaria de Turismo de São Paulo é que até o final do ano, o setor tenha crescimento de até 9% no Estado.


“O turismo vive em 2023 no Estado a perspectiva de grande crescimento. Nós temos as melhores projeções, elas apontam para possibilidade de crescimento em relação a 2022 entre 8% e 9%. O ano passado foi o da recuperação, mas em 2023 nós já estamos falando de expansão”, explica o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.


Temporada de cruzeiros


Um outro segmento que está aquecido no setor é o de cruzeiros. Segundo dados da MSC sobre a temporada 2022/2023, a empresa recebeu em seus navios mais de 500 mil hóspedes brasileiros, em 142 navio de passageiros, que partiram de cinco portos do País.


Para o presidente da Abav, os empresários do setor tiveram que inovar e voltaram melhores do que antes da pandemia. “Esse ano está bem aquecido, essa foi a primeira temporada de cruzeiros depois do período mais crítico da pandemia, mas que renasceu com protocolos de higiene e saúde, que vêm para somar e fazer um turismo melhor”, finaliza Fernando Santos.


Encontro reuniui expositores, palestrantes e visitantes no interior paulista
Encontro reuniui expositores, palestrantes e visitantes no interior paulista   Foto: Francine Galdino/AT

Logo A Tribuna
Newsletter