Isolamento em casa gera demanda por serviços na Baixada Santista

Eletricista foi uma das funções que mais subiu no ranking da região

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  07/02/21  -  19:06
Ex-conferente portuário, Raimundo comprou caminhão e virou empreendedor
Ex-conferente portuário, Raimundo comprou caminhão e virou empreendedor   Foto: Alexsander Ferraz

Com o isolamento social no ano passado, profissionais de mudanças e carretos, pedreiros e eletricistas foram as funções mais buscadas em 2020 na região, de acordo com a GetNinjas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A startup mantém aplicativo com mais de 500 serviços em 3 mil cidades. Em comparação com 2019, o número de chamados pelo app subiu 80%. Na Baixada Santista foram 72 mil pedidos no ano passado.


O eletricista passou a função de diarista no ranking dos dez serviços mais solicitados na região. Ele subiu de quarto para terceiro lugar. De acordo com o diretor de Produtos da empresa, João Oliveira, essa subida está diretamente ligada ao maior uso da energia elétrica dentro de casa.


“Esta foi uma surpresa na pesquisa, mas mostra uma tendência de busca pelo conserto e não pela compra de novos produtos. Ao invés de comprar um ar-condicionado, eu conserto o meu”, diz.


Encanador e advogado entraram para o ranking. O primeiro está relacionado às mudanças de casa e també às melhorias do lar. O segundo a uma questão mais comportamental.


“Houve também separações durante o período da pandemia, o que levou a uma busca muito maior por serviços relacionados aos divórcios”, afirma.


Oliveira lembra também das mortes causadas pelo coronavírus, que levaram à busca por serviços como herança e das vendas de imóveis e podem ter demandado atendimento jurídico.


“As demandas familiares aumentaram. E além das separações, houve os distratos (desistências ou devoluções) de sociedade, fechamento de pequenas empresas e distratos de imóveis”, diz ele.


Os serviços de mudança e carretos e pedreiro são, respectivamente, primeiro e segundo lugares na lista. E foi assim também em 2019. Segundo Oliveira, estas sempre foram as maiores demandas desde o início do aplicativo, em 2011.


Há um reconhecimento por esses serviços através do app, mas o contexto da pandemia também complementou os efeitos dessa busca. “O home office e as trocas de casas também incrementam esses números, porque nos dois casos esses profissionais, tanto de carreto quanto o pedreiro, são necessários”, diz.


Na hora certa


O carreteiro Raimundo dos Santos, de 49 anos, se cadastrou no app um pouco antes do início da pandemia e afirma que o número de pedidos aumentou 75% desde então. Só em 2020, mais de 10 mil pessoas criaram cadastros no GetNinjas.


O ex-conferente portuário comprou seu caminhão com uma indenização e começou a trabalhar com mudanças. Ele afirma que metade de seus pedidos são feitos através da plataforma, que fica com cerca de 5% de seu faturamento. No isolamento, ele trabalhou mais, nem sempre por um bom motivo.


“Pessoas que locaram e tiveram que entregar a casa porque ficaram desempregados, outras indo para parentes, venda de apartamentos. Mas o que mais ouvi foram pessoas que estavam entregando apartamentos de pai, mãe, avô, por conta da covid”, diz ele.


Sua rotina é bem diversificada. Ele chega a trabalhar seis dias por semana. A média de atendimento é de 500 a 1 mil Km de distância, porque o frete é maior. “Dou preferência a esses atendimentos, que eu consigo fazer em 18 horas no total, sendo possível ir e voltar no mesmo dia”.


Advogados


Separações de casais eproblemas financeiros com a moradia ou outras despesas, todos relacionados ao isolamento social imposto pela pandemia, geraram demanda por advogados, segundo o estudo do GetNinjas.


O diretor de Produtos da empresa, João Oliveira, lembra também das mortes causadas pelo coronavírus, que levaram àbusca por serviços como herança e das vendas de imóveis e podemter demandado atendimento jurídico. “As demandas familiares aumentaram. E, além das separações, houve os distratos (desistências ou devoluções)de sociedade, fechamentode pequenas empresas e distratos de imóveis”.


Segundo o levantamento do app, a trocade moradia, principalmente parase adaptar ao home office, estimularam a contratação de pedreiros e profissionais de mudança, funções que já lideravam o ranking de serviços do app.


Antes informal, agora empreendedor


O consultor do Sebrae Diego Smorigo afirma que, apesar de parecerem uma ocupação informal, as profissões mais buscadas pelos consumidores são de prestadores de serviços que se encaixam na categoria de Microempreendedor individual (MEI).


“Esses serviços que até então eram vistos como bico devem ser encarados como prestação de serviços. Esse trabalhador começa a se ver como empresário”, diz.


Smorigo afirma que a formalização aumenta a capacidade de atendimento e atinge novos clientes. Além disto, com a formalização, o empreendedor tem acesso aos benefícios previdenciários e pode fazer investimentos em equipamentos com condições diferenciadas de crédito.


“Ele pode usar a maquininha com melhores taxas e, do ponto de vista de retomada da economia, essa formalização é o primeiro passo, pois leva a um acesso ao mercado de forma diferenciada”, afirma.
Smorigo explica que, dentro do programa Empreenda Rápido há um módulo chamado Descomplique, justamente voltado a esse profissional que está na dúvida quando a se tornar uma empresa ou não.


“Com o módulo, esse trabalhador vai entender o que é risco calculado, colocar no papel sua lista de negócios, pensar em marketing, finanças, formação de preço, além da própria formalização num passo a passo com seus direitos e deveres”, conclui.


Logo A Tribuna
Newsletter