Agências apostam em alta de pacotes domésticos

Expectativa é de mais procura no fim do ano

Por: Matheus Müller  -  15/06/21  -  20:30
  Aeroporto de Congonhas: cancelamento de voos atrapalha agências
Aeroporto de Congonhas: cancelamento de voos atrapalha agências   Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

As agências de turismo passam por uma retomada das atividades e, embora o processo esteja lento, segundo fontes, há expectativa por uma maior procura e venda de pacotes nacionais neste final de ano - reflexo da vacina contra a covid-19. Para viagens internacionais, a perspectiva é que a demanda suba após maio de 2022.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O presidente da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), Marcos Antônio Carvalho Lucas, explica que o turismo interno tem sido a alternativa às restrições de diversos países a brasileiros e por ter valores mais acessíveis, sem a necessidade de realizar quarentena.


O diretor da agência santista Tâmega Turismo e Seguros, Luciano Duarte, diz observar um aquecimento na procura de pacotes domésticos. A empresa, que também é operadora (monta pacotes), tem focado no turismo através do modal rodoviário. Entre os principais destinos: Interior paulista, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.


Duarte explica que os pacotes da agência são 80% terrestres e 20% aéreos. “O aéreo tem cancelado muitos voos. Por isso ficamos mais no rodoviário”.


Segundo o presidente da Aviesp, as regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste são as mais procuradas.


Oferta de voos


Ele acha que, com o avanço da vacinação e uma maior demanda por pacotes, a oferta de voos deve aumentar, assim como a concorrência por passageiros, cenário propício para a queda de preços e promoções.


“Hoje temos 45% da malha aérea nacional voando. Quando tivermos um percentual mais alto, vamos ter mais oferta de acesso e o valor deve diminuir e a concorrência vai voltar”, afirma ele.


Carvalho Lucas aposta que, a partir de maio, quando toda a população acima de 18 anos deverá ter sido vacinada e o clima voltar a esquentar nos EUA e Europa, os pacotes para o exterior devem ser mais procurados.


Garantia de viagem


A proprietária da Lilitur Agências de Viagens e Turismo, Lilian Alba, conta que mesmo diante de um cenário ainda de incerteza, já vende pacotes para o exterior, a maioria para 2022. “Temos a expectativa de que para o ano que vem o brasileiro vai poder entrar (na Europa)”.


Mesmo que os brasileiros continuem com entrada proibida no exterior devido à covid, existe a garantia da carta de crédito aos passageiros, que por meio das agências de turismo poderão remarcar a viagem no prazo de um ano.


“O jogo mudou e o passageiro hoje tem possibilidade até de passar o bilhete dele a outras pessoas. As companhias aéreas, rede hoteleira e operadores, estão todos tentando facilitar as coisas para que a gente possa continuar vendendo com a certeza de que o cliente possa fazer essas mudanças”, diz.


Logo A Tribuna
Newsletter