(Nirley Sena/AT) O empresário Rodrigo Casa Branca foi confirmado ontem como candidato à Prefeitura de Mongaguá pelo União Brasil. A convenção foi realizada na Escola Municipal Sirana Koukdjian e contou com as presenças dos deputados estaduais Solange Freitas (União Brasil) e Caio França (PSB), partidos que compõem a coligação no pleito suplementar de 8 de junho contra a também empresária Cristina Wiazowski (PP). Candidato nas eleições anuladas de outubro de 2024, Casa Branca teve cerca de 10 mil votos – 4 mil a menos do Paulo Wiazowski Filho (PP), marido de Cristina. “Ele (Paulinho) tenta transferir votos, a gente quer manter nossa base. E questionar: os vereadores que votaram contra as contas do Paulinho agora estão com ele. Por quê?”, indagou o candidato. Casa Branca se refere ao motivo pelo qual a Justiça Eleitoral marcou novo pleito: com as contas de 2012, quando era prefeito, reprovadas, Paulinho teve a candidatura impugnada após as eleições. Sobre plano de governo, Rodrigo mantém as propostas que apresentou ao eleitor em outubro de 2024 e acrescenta duas questões que considera emergenciais para atacar assim que assumir a gestão: cuidar da limpeza pública e da saúde. “Vamos contratar médicos e sanar a falta de medicamentos. A limpeza deficiente também influencia na saúde, é mais gente doente”. Descontos indevidos A deputada federal Rosana Valle (PL) protocolou requerimento no Ministério da Previdência Social para que os beneficiários do INSS sejam notificados individualmente sobre descontos sindicais realizados e que, eventualmente, eles sejam cancelados, caso não tenham sido autorizados. Fraudes O requerimento da deputada vem na esteira das fraudes descobertas no INSS. Estima-se que entre 2019 e 2024, R\$ 6,3 bilhões tenham sido desviados de pelo menos 4 milhões de pessoas, via descontos indevidos nos benefícios do órgão. Calunguinha Na última segunda-feira, São Vicente ganhou mais uma calunguinha: nasceu Melissa, filha de Thay e do prefeito Kayo Amado (Pode). Mulher empreendedora A Câmara de Praia Grande aprovou ontem, em segunda discussão, o projeto de lei da vereadora Janaina Ballaris (PL) que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo da Mulher, o Elas Empreendedoras. Condições O programa visa “dar às mulheres empreendedoras o protagonismo estratégico”, como descrito no texto. Para tanto, propõe fomentar a capacitação como líderes, a partir de parcerias com universidades de Praia Grande e da região. Também está na pauta auxiliar as mulheres no processo de abertura de novos negócios, entre outros itens. Justificativa Segundo justifica Janaína, o programa deve ajudar a sanar os desafios das mulheres empreendedoras, entre eles, “a falta de incentivo, de recursos, o excesso de burocracia e a falta de experiência. Autismo tardio A Câmara de Santos aprovou ontem, em 1a discussão, projeto de lei do vereador Cacá Teixeira (PSDB) que institui a campanha de conscientização sobre autismo tardio na Cidade. Alerta O objetivo da proposta é alertar e orientar sobre a importância da identificação do transtorno do espectro autista (TEA) tardio, ou seja, em adultos. A campanha seria organizada com palestras e eventos em instituições de saúde, escolares de assistência social. Também prevê incentivar adultos a procurar o diagnóstico. Realidade “É uma realidade cada vez mais próxima de muitas pessoas, sendo bem provável que cheguem a essa fase da vida sem saber que convivem a vida toda com o TEA”, justifica Cacá. Conferência de saúde A Prefeitura de São Vicente inscreve, de hoje a dia 15, inscrições para a 14a Conferência Municipal de Saúde, que será realizada dia 21 de maio, na Associação Comercial da Cidade (Rua Jacob Emmerich, 1.238, Parque Bitaru). Inscrições em bit.ly/433a9BD.