(Renata de Brito) Na única sessão que a Câmara de Santos teve na última semana, encurtada pelo feriado prolongado do Dia do Trabalhador, o vereador Marcos Caseiro (PT) apresentou um projeto de lei para que, na Cidade, mamografias estejam disponíveis anualmente para mulheres com idade a partir de 40 anos. O exame, útil para eventual detecção de câncer de mama, seria feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem necessidade de encaminhamento prévio nem de que houvesse sintomas de alterações mamárias. Poderia ser feito mais de uma vez por ano em caso de orientação médica, considerando o histórico familiar das mulheres que tivessem casos de doenças relacionadas ao câncer de mama na família. Trata-se de um objetivo semelhante ao de um projeto de lei, mas de abrangência nacional, apresentado no início de fevereiro pela deputada federal Rosana Valle (PL). Da mesma forma, ela sugere exames de mamografia anuais em mulheres a partir de 40 anos, a menos que haja ordem médica contrária e por escrito. A propositura da parlamentar ainda está na primeira das três comissões pelas quais deverá ser analisada: a de Defesa dos Direitos da Mulher. Faltarão, ainda, a de Saúde e a de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por isso, as duas propostas ainda não têm data para votação no Legislativo santista nem no Federal. Ônibus: abertura “Todos os documentos e informações solicitados pelo Município foram disponibilizados pela empresa antes e durante a intervenção”. Assim diz, em nota, a City Transporte Urbano Intermodal Ltda., após a Prefeitura devolver à empresa a concessão do transporte coletivo em Guarujá, noticiada ontem. Comprovantes Técnicos e gestores do Município “recebem planilhas e documentos comprobatórios todos os meses, tendo, inclusive, o login e a senha do sistema de bilhetagem, o que permite a fiscalização em tempo real de todos os protocolos de monitoramento do serviço”, prossegue. Conforme a lei “A partir do final da intervenção, a empresa irá apurar o cumprimento de todas as obrigações, de diversas naturezas, por parte do interventor, como determina a legislação”, ressalta a nota da concessionária, pela qual “o serviço transcorreu normalmente” nos pouco mais de 30 dias de intervenção municipal. Pré-candidato Diretor da City, Marcelo Pepe dos Santos concorreu à Prefeitura no ano passado pelo PSB. Para 2026, é pré-candidato. Não a cargo público, e sim, à diretoria do São Paulo Futebol Clube, pelo qual torce. Política esportiva Em São Vicente, o vereador Fernando Paulino (PSD) propôs a criação de uma Política Municipal de Desenvolvimento do Esporte. Sugere, por exemplo, catalogar a estrutura existente e cadastrar atletas, eventos e escolinhas esportivas que possam ter patrocínio de empresas locais. Verba particular Paulino espera que essa política estimule investimentos privados, evitando novas despesas públicas. Ao público Dois projetos de lei enviados no dia 25 à Câmara pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos, foto) serão detalhados em audiência pública no Legislativo santista: os de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano e o Plano Plurianual 2026-2029. Na Câmara Aberto à comunidade, o encontro é organizado pela Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo e será amanhã, às 19 horas, no auditório da Câmara. Reivindicação O Sindicato dos Estatutários (Sindest), um dos dois que representam o funcionalismo santista, chamou servidores a participar da audiência pública. Reforçará o pedido de reclassificação salarial de 65 segmentos profissionais, a fim de que conste no Orçamento de 2026. Na mesma rua Buracos ‘vizinhos’ chamaram a atenção de vereadores em Santos. Na sessão de terça, Allison Sales (PL) e Claudia Alonso (Pode) indicaram à Prefeitura que sane defeitos no asfalto na Rua Estácio de Sá, no Embaré. Sales apontou a existêcia do problema diante do número 11, e Claudia, defronte ao 13.