(Vanessa Rodrigues/AT) “Em breve”, o prefeito de Guarujá, Farid Madi (Pode), enviará à Câmara um projeto de lei com um objetivo: “Uma reestruturação para acomodar meu plano de governo”. Ela passará pela recriação de administrações regionais, que deverão ser chamadas de subprefeituras. Entre elas, uma no Distrito de Vicente de Carvalho, “que foi onde eu comecei a minha vida pública”. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! A ideia já integrava o plano de governo que o então candidato registrou, no ano passado, na Justiça Eleitoral. A região dos Morros também deverá dispor de uma subprefeitura. “Nós vamos criar algumas outras regionais (...) para adequar (a gestão) a aquilo que nós nos comprometemos, a aquilo que nós conversamos com a sociedade durante o processo eleitoral. Sem impacto financeiro ou (com) mínimo impacto financeiro possível. Nós não vamos aumentar salário: nós vamos fazer uma readequação de salários que já existem hoje, para que isso não impacte negativamente na nossa folha de pagamento”, descreveu Farid. A preocupação se relaciona à necessidade de reforçar o caixa, pois “a dívida que nós herdamos, não conseguimos equacionar”. Mas “não vamos aumentar tributo de ninguém, de jeito nenhum. Nós vamos procurar meios de melhorar a eficiência da nossa cobrança”. Uma delas, a do Imposto sobre Serviços (ISS). A outra exigirá diálogo. Securitização O motivo é que o prefeito já enviou à Câmara uma proposta para instituir a securitização de dívidas de contribuintes. Consistiria em transformar débitos em títulos a serem adquiridos por bancos ou fundos de investimento, que antecipariam para a Prefeitura o valor devido. Entendimento Em São Vicente, onde uma lei autoriza a securitização, o Governo tem precisado se explicar ao público. “Logicamente, os vereadores têm suas dúvidas, seus questionamentos. Nós estamos trabalhando junto com a Câmara para que haja um entendimento, uma compreensão efetiva (...). Vamos trabalhar para que não haja confusão”, diz Farid. Outra tarefa O prefeito também disse que nada negativo motivou a saída de Bruno Tacon Cardoso da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança Climática. “O Bruno é uma pessoa excepcional. Ele não vai estar fora do Governo. Ele só não vai estar à frente da secretaria”. A nova titular, a advogada Vivian Medeiros Ferreira, é enteada de Gilberto Benzi, ex-vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário. Republicada Aliás, a portaria de nomeação da secretária teve de ser republicada no Diário Oficial de ontem. Na edição anterior, ela havia sido identificada como “Viviane Benzi”, apelido com o qual disputou o cargo de vereadora na Cidade em 2020. Uma por outra A Prefeitura de São Vicente terá uma Subsecretaria de Infraestrutura Ambiental e Saneamento, subordinada à pasta de Meio Ambiente. Segundo o Município, não haverá novas despesas, pois um cargo de subsecretário será transferido da Secretaria de Serviços Públicos. Boulos e o partido A coluna procurou três líderes do PSOL na região sobre a posse, marcada para dia 29, do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP, foto) na Secretaria-Geral da Presidência. Só um falou. Nem tudo é bom Para ele, Boulos como ministro “ajuda o Governo Lula, mas prejudica o PSOL a superar a cláusula de barreira”. É a exigência mínima de deputados eleitos e percentual de votos para partidos terem Fundo Partidário e tempo de rádio e TV. Boulos recebeu 1 milhão de votos em 2022. Área Continental A Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual em São Vicente pediu à Câmara e ao vereador Jefferson Cezarolli (Pode) informações sobre uma comissão especial que preside: para acompanhar e fiscalizar descarte de resíduos de construção no Jardim Rio Branco. Quer saber A solicitação se deve a um requerimento do advogado Rui Elizeu de Matos Pereira, que desde agosto espera resposta a um pedido de audiência pública para tratar de um lixão no Rio Branco. Afirma não conseguir respostas do Legislativo.