A elaboração de carta aberta para a humanização no acolhimento à população em situação de rua será o resultado das propostas formuladas por mais de 500 participantes do seminário regional “Políticas Públicas para a População em Situação de Rua - Diagnósticos, experiências e garantia de direitos”, realizado no último dia 16 pelo Instituto Telma de Souza (ITS), em Santos (Divulgação) A elaboração de carta aberta para a humanização no acolhimento à população em situação de rua será o resultado das propostas formuladas por mais de 500 participantes do seminário regional “Políticas Públicas para a População em Situação de Rua - Diagnósticos, experiências e garantia de direitos”, realizado no último dia 16 pelo Instituto Telma de Souza (ITS), em Santos. O evento teve a participação do padre Júlio Lancellotti, de São Paulo, que falou sobre adoção de novas práticas voltadas ao segmento. A carta aberta será entregue aos prefeitos e câmaras municipais da Baixada Santista. “A partir dos próximos dias, o ITS analisará as propostas recebidas no seminário para definir uma síntese e elaborar o documento, escrito coletivamente para aprimorar as políticas públicas direcionadas à população em situação de rua”, afirma o instituto, em nota. “Nosso objetivo é dar protagonismo a um dos temas mais sensíveis da atualidade, abordando humanização, garantia de direitos, acolhimento, escuta e, principalmente, solidariedade. Queremos também valorizar histórias inspiradoras”, disse a presidente de honra do Instituto, a ex-prefeita de Santos e ex-vereadora Telma de Souza. “Temos um histórico de desigualdade social na Baixada Santista e a população em situação de rua precisa da nossa retaguarda”. Provocações Com uma fala provocadora no seminário, Júlio Lancellotti, vigário episcopal da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, criticou a ideia que surgiu entre uma parcela da população de Santos de proibir pessoas em situação de rua no transporte público. Ao contrário O padre sugeriu que “devemos fazer uma passeata, na qual cada um que está aqui pague a passagem de um morador de rua para andar de ônibus”, disparou. “Sugerem que a presença de travestis, trabalhadoras do sexo e pessoas trans em vias públicas seja ato obsceno. Já dizia (o escrito José) Saramago: obscena é a fome!”, emendou. Emenda A vereadora de Praia Grande Janaina Ballaris (União) ficou indignada por precisar retirar uma emenda, de autoria dela e do vereador Paulo Monteiro (Republicanos), ao Projeto de Lei (PL) 51/2025, aprovado pela Câmara. O PL proíbe a nomeação para cargos em comissão, na Prefeitura e autarquias, de pessoas que tenham sofrido condenação pela Lei Maria da Penha. O que era A emenda vedava também condenados por violência política de gênero. “Um retrocesso grave no combate à violência institucional contra mulheres na política”, diz Ballaris, explicando que a inspiração para a emenda foi a Lei Federal 14.192/21, sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Críticas A emenda foi retirada após críticas da vereadora bolsonarista Eduarda Campopiano (PL). “A existência da lei de violência política contra a mulher é um absurdo. Mulher não tem que ser tratada com mais carinho do que homem na política”. Bandeira Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Santos, a vereadora Renata Bravo (PSD, foto) comemorou a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 19/2025, que promove a reclassificação dos professores e outros profissionais estatutários da Educação municipal. “Professor valorizado é estudante melhor preparado”, enfatizou. Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Santos, a vereadora Renata Bravo (PSD, foto) comemorou a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 19/2025, que promove a reclassificação dos professores e outros profissionais estatutários da Educação municipal (Divulgação) Oposição junto Enviado pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) e aprovado no Legislativo em primeira discussão, na última terça-feira, o PLC teve apoio integral da oposição. Valorização A proposta, que passará por segunda votação, cria novos níveis salariais, valorizando os profissionais da rede pública do Município. Vereador oposicionista, Sergio Santana (PL) foi enfático ao defender o projeto. Eleição acabou “Estamos discutindo a valorização de quem merece”, disse Santana. “Esse negócio de processo eleitoral, de o coração estar magoado, tem que esquecer, virar a página. Não estamos discutindo ideologia, o PL vai votar sim”, disparou.