Em “poucas semanas”, secretários de Saúde da Baixada Santista esperam definir os termos de um projeto a ser levado aos governos Federal e Estadual: uma Operação Verão para a saúde, a ser aplicada na alta temporada. A ideia se assemelharia ao que se faz todo ano para reforçar o policiamento. Mas ganhou fôlego na sexta-feira, quando secretários da pasta na região conversaram com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Ele ouviu a sugestão, anotou necessidades locais e se comprometeu a tratar do assunto no Ministério da Saúde e no Governo do Estado. Caso não houvesse esquema especial, os secretários que estiveram com Barbosa propuseram mais verba às cidades, equipes extras para unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e leitos adicionais em hospitais de São Paulo no verão. A Operação Verão da Saúde já havia sido tratada, em 29 de maio, pelo secretário santista, Fábio Figueiredo Lopez, com o ministro Alexandre Padilha — que, desde fevereiro, avalia subir o teto financeiro para procedimentos de média e alta complexidades em Santos. E o deputado estadual Caio França (PSB) é autor de um projeto de lei para se criar o Plano Estadual de Reforço à Saúde Pública na alta temporada. O texto está na primeira das três comissões pelas quais terá de passar antes de ir ao plenário da Assembleia Legislativa. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Quer convocar Planos à parte, o vereador Marcos Caseiro (PT) pede a convocação — ida obrigatória à Câmara — do secretário Fábio Lopez, a fim de que explique indicadores de saúde “inaceitáveis” registrados no mais recente Boletim Epidemiológico de Santos. Será o último item em votação hoje. Um exemplo Apesar de cair entre 2023 e 2024, o índice de tuberculose na Cidade é de 94,68 casos por 100 mil habitantes (eram 121,1 por 100 mil no ano anterior). Agrava-se na Zona Noroeste (222,26 por 100 mil) e no Centro (193,11 por 100 mil). No País, média de 39,2 por 100 mil em 2023. Posição Na terça, o vereador Benedito Furtado (PSB) requereu ao Legislativo que peça à Câmara Federal a pautação urgente do pedido de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Furtado o acusa de ferir o Artigo 359-I do Código Penal (atentado à soberania nacional), punível com até oito anos de prisão. Oposição Duas semanas antes, o vereador Fabio Duarte (PL) propôs moção de repúdio ao Supremo Tribunal Federal (STF) por decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “sem a devida apresentação de provas materiais concretas” do descumprimento de medidas cautelares. Obteve apoio de 13 colegas. Possível rodeio A Câmara de Cubatão aprovou projeto para regulamentar o Rodeio Crioulo “como atividade da cultura popular” local. Como noticiado em julho, é de autoria do presidente, Alexandre Mendes da Silva, o Topete (PSD). Na verdade, o objetivo é abrir espaço a sua realização. Para isso, se anulará parte da lei de bem-estar animal que veda rodeios na Cidade. Resta decisão do Executivo. Dimas Ramalho (Divulgação/TCE) Olhar de fora A prefeita de Mongaguá, Cristina Wiazowski (PP), cogita contratar auditoria externa para apurar a situação das contas municipais. A ideia foi exposta por ela, de modo informal, ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Dimas Ramalho (foto), que a recebeu ontem, em São Paulo. Antecipa-se Cristina, que viajou com o secretário de Governo, Paulo Wiazowski Filho, e o procurador-geral, Sandro Abreu, se antecipa a futuras observações do TCE sobre as contas deste ano. Ela já tinha declarado “calamidade administrativa” e anunciado “déficit orçamentário”. Comunistas O PC do B em Santos fará conferência, às 14 horas de sábado, no Sindicato dos Rodoviários. Escolherá sua próxima direção municipal. Cebola E amanhã, às 19 horas, a Associação Cultural José Martí, em Santos, fará sarau em homenagem a Jaime Rodrigues Estrella Júnior, o Cebola — que denomina a Estação Rodoviária da Cidade. Ele presidia o Centro dos Estudantes de Santos em 1968, quando a ditadura o fechou.