Após decisão do TRE-SP, juiz eleitoral de Praia Grande deve marcar recontagem de votos

Confira este e outros assuntos na coluna Dia a Dia deste sábado, 2 de dezembro de 2023

Por: Rafael Motta e equipe  -  02/12/23  -  06:41
TRE-SP cassou a chapa do Republicanos por fraude à cota para mulheres nas eleições de 2020
TRE-SP cassou a chapa do Republicanos por fraude à cota para mulheres nas eleições de 2020   Foto: Câmara de Praia Grande/Divulgação

Juiz eleitoral já pode marcar recontagem de votos em PG

O juiz da 317ª Zona Eleitoral de Praia Grande, Aléssio Martins Gonçalves, deverá, na próxima semana, marcar a data da recontagem de votos para a Câmara Municipal. A sentença do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) - que, na terça-feira, cassou a chapa do Republicanos por fraude à cota para mulheres nas eleições de 2020 - chegou ontem ao cartório formalmente. A coluna apurou que o recálculo do quociente eleitoral ocorrerá até dia 19, véspera do início do recesso do Poder Judiciário. Com a sentença, da qual cabe recurso, os dois vereadores do Republicanos, Paulo Monteiro e Michele Quintas, perderão o mandato. Dependerá do recálculo saber quem assumirá. Nesta sexta-feira, o PSB, o PTB, o advogado Marco Antonio da Silva e o petebista Marcio Castilho, um dos possíveis beneficiados, pediram ao presidente da Câmara, Marco Antonio de Sousa, o Marquinho (PSDB), que declare imediatamente vagos os mandatos de Monteiro e Michele, à espera da posse dos novos vereadores.


Taxa: nova audiência

Após protestos e denúncia ao Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Guarujá marcou para as 18 horas do dia 11, uma segunda-feira, mais uma audiência pública para a discussão da minuta do projeto de lei para a criação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Será na Câmara (Avenida Leomil, 291, Centro).


Um dia antes

O encontro ocorrerá na véspera da última sessão ordinária do ano no Legislativo, do qual dependerá aprovar ou não a adoção da TPA.


Pedidos de cassação

Antes disso, na próxima terça-feira, os vereadores terão dois pedidos de impeachment do prefeito Válter Suman (PSDB) para analisar. O segundo foi protocolado ontem de manhã pelo engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves.


Antes, rejeitados

Gonçalves fez referência à denúncia do Ministério Público Federal contra Suman pelo suposto crime de lavagem de dinheiro em desvios de verba na Saúde. O engenheiro já havia feito dois pedidos de cassação do prefeito — ambos, rejeitados pela Câmara em 2021 e 2022.


Foram estudar

Gestores das secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento das prefeituras da região já participam de um curso de pós-graduação em Sustentabilidade e Cidades Inteligentes. Foi lançado na quarta-feira pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), com apoio da Agência Metropolitana (Agem).


Eixos do curso

São três matriculados por cidade, 27 ao todo. Entre os eixos do curso, resiliência a mudanças climáticas e salvaguarda da biodiversidade.


UTI da Santa Casa

O Governo Estadual destinará dinheiro para a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Santos. A afirmação é do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que na quinta-feira recebeu a deputada federal Rosana Valle (PL) no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.


Saúde e mais áreas

“Trata-se de um pedido antigo da direção da Santa Casa”, reforçou Rosana. O valor, de montante não informado, se juntará a verba do Orçamento da União reservada para o hospital pela bancada paulista na Câmara dos Deputados. Também sem citar cifras, Freitas disse que Santos terá “novidades” em habitação e infraestrutura.


E o Oscar vai para...

O deputado estadual Caio França (PSB), um dos que trabalharam para a retomada da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente (leia mais na página A-3), já foi ator amador. Quando adolescente, atuou em três edições da peça.


Outro papel

À repórter Ravena Soares, França se disse satisfeito em participar da articulação política pelo reinício do espetáculo à beira-mar. “Acho que essa minha atuação é melhor do que a em cena”, brincou.


Frase

“O partido tem atuado fazendo oposição a toda e qualquer medida que venha do atual Governo, mesmo sendo medidas que considero boas” Samuel Viana (PL-MG), que pediu desfiliação, ao UOL. Neste ano, foi incluído entre os “comunistas do PL” por votar sim à reforma tributária.


Logo A Tribuna
Newsletter