Veja dicas de como valorizar seu olhar enquanto você usa máscaras de proteção

Em tempos de pandemia de coronavíus, elas são obrigatórias; o detalhe é que você não precisa parecer menos charmoso (a) por causa disso

Por: Nathália de Alcantara  -  10/02/21  -  18:26
Baixada Santista registrou mais de 20 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia
Baixada Santista registrou mais de 20 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia   Foto: Matheus Tagé/AT

Se antes os olhos já 'diziam' muito, agora, com as máscaras de proteção para evitar o contágio pelo coronavírus, eles realmente dão o tom das nossas expressões. Para evitar uma expressão triste, cansada e com sinais de esgotamento, existem diversos cuidados que você pode ter, até em casa mesmo, para rejuvenescer a área de forma efetiva e lançar um arrebatador olhar 43. Por isso, consultamos médicos e especialistas para te ajudar nessa lista de cuidados:


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


- Em casa


Para o médico divulgador científico nas áreas de Tricologia e Estética e membro da World Trichology Society, Lucas Fustinoni, os cuidados em casa são de grande ajuda para prevenção.


O principal problema que afeta as pálpebras é a flacidez que surge na região com o passar dos anos. Porém, é possível retardar o aparecimento da alteração com o uso de cremes específicos para a área dos olhos, que devem conter ativos que não agridem a pele e são menos propensos a irritações. Eles têm ainda propriedades tensoras, antioxidantes e hidratantes, como a vitamina C, A e E.


Nesse caso, o farmacêutico Maurizio Pupo, pesquisador, consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy, indica o uso da vitamina C para atuar profundamente na pele, reduzindo manchas e rugas no rosto todo, incluindo área dos olhos.


Para tratar as olheiras, o uso diário de cremes específicos para a região é indicado.
“Além disso, é fundamental o uso de um fotoprotetor. Nos últimos anos, a incidência de câncer de pele aumentou nas pálpebras. O ideal então é que esse produto seja hipoalergênico e oftalmologicamente testado, pois a área dos olhos é muito sensível e suscetível a irritação. No dia a dia, vale a pena apostar nos óculos escuros com proteção UV, para garantir que a pele dessa região não seja agredida”, diz Lucas.


As fórmulas manipuladas podem contar com ativos que ajudarão a promover um rejuvenescimento completo da pele, segundo a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos.


“Na farmácia de manipulação, com orientação médica, o paciente pode ingerir substâncias como Exsynutriment, silício orgânico biodisponível para tratar flacidez e rugas; Bio-Arct, para melhorar a produção de energia e viço da pele; In.Cell, para oferecer os nutrientes essenciais para formação de colágeno de boa qualidade; e FC Oral, para diminuir a inflamação e hidratar a pele de dentro para fora”, afirma.


- Na clínica


O melhor tratamento para as rugas de expressão continua sendo e provavelmente sempre será a toxina botulínica.


“Sua aplicação é extremamente rápida e a paciente permanece de máscara o que torna o procedimento muito seguro. Outra alternativa para prevenção, a longo prazo, seria o skinbooster na área dos olhos.


Ele é um 'hidratante injetável' que estimula o colágeno e melhora as linhas sem paralisar a musculatura (diferente da toxina botulínica)”, afirma a dermatologista Paola Pomerantzeff.


Mas existem também outras técnicas não invasivas que podem tratar, e de forma muito eficaz, essa área acima da máscara – que inclui a testa.


O Surgical Derm é um desses procedimentos. “Ele é um plasma de baixa temperatura, indicado principalmente para rugas profundas, inclusive as da testa e as que têm forma vertical. O equipamento é um plasma endodérmico que penetra na pele através de pequenos orifícios chegando até a derme e promovendo contração”, afirma o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


“Uma sessão do Surgical Derm traz mais resultado que quatro sessões de laser CO2, que é um procedimento extremamente dolorido. Ele é um plasma que faz a sublimação (passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso) da pele. Ele não carboniza. E este é o grande diferencial. Existem outros plasmas, usados por esteticistas, que carbonizam, furam e queimam a pele. O Surgical Derm é um plasma frio que entra na pele com um orifício muito fino e se espalha na derme”, afirma o dermatologista.


"Com isso, há uma grande contração da pele, que reduz de forma eficaz a flacidez e rugas com resultado percebido já na primeira sessão”, acrescenta.


Para olheiras, também existe tratamento. É o laser Pico Ultra 300, que trabalha em pulsos de picossegundos, o que permite o tratamento completo do rejuvenescimento (olheiras, manchas, rugas, flacidez e melasma) com pouco desconforto, segundo o dermatologista Abdo.


“Para o tratamento de manchas, o laser gera um efeito mecânico capaz de causar uma microfragmentação no pigmento responsável pela formação das alterações, que é então eliminado pelo organismo”, explica o dermatologista.


- No centro cirúrgico


Muitos pacientes estão aproveitando a quarentena e o home office para fazer tratamentos cirúrgicos, já que podem otimizar o tempo em casa para recuperação. Uma das cirurgias plásticas mais buscadas é a blefaroplastia, que trata a flacidez das pálpebras.


Indicada para fins estéticos e também funcionais, visto que a flacidez excessiva das pálpebras pode atrapalhar a visão de algumas pessoas, a cirurgia de blefaroplastia tem como objetivo rejuvenescer a área periorbital com a retirada do excesso de pele e bolsas de gordura presentes nas pálpebras superiores e inferiores, com a possibilidade do reposicionamento dessas estruturas ou preenchimento de sulcos na região quando o médico julgar necessário.


“Em alguns pacientes pode ser realizada também enxertia de gordura para preencher a perda dos tecidos locais, visto que o resultado da cirurgia se torna mais natural quando há certo volume de tecido ao redor dos olhos”, afirma o cirurgião-plástico Paolo Rubez, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


De acordo com o especialista, a recuperação do procedimento é tranquila e indolor, sendo que nos primeiros dias após a cirurgia o paciente pode apresentar inchaço e hematomas no local, sintomas que se resolvem dentro de algumas semanas e podem ser aliviados com a ajuda de repouso e compressas frias sobre os olhos. O resultado definitivo é notado em torno de 3 a 6 meses.


Outra tratamento buscado é o reposicionamento da sobrancelha, com a cirurgia de Castanhares. O procedimento, indicado também para mudar a forma da sobrancelha, é feito por meio da retirada de uma faixa de pele na região dos supercílios.


“A técnica levanta as sobrancelhas e melhora a abertura dos olhos. O corte é feito rente à sobrancelha. É um procedimento rápido e o paciente volta para casa no mesmo dia. Por uma semana o local fica inchado e o corte avermelhado, mas a recuperação é rápida. O paciente não pode tomar sol por um mês, deve ficar duas semanas sem exercício físico e na primeira semana deve evitar trabalhar”, diz o cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Mário Farinazzo, também chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Para tratar a flacidez de testa, há a opção do lifting frontal. Esse é um procedimento que tem como objetivo o tratamento dos sinais da idade que surgem no terço superior da face.


“Também conhecido como lifting de testa, esse procedimento cirúrgico tem como objetivo suavizar rugas e linhas de expressão e diminuir a flacidez na região da testa, além de elevar a posição das sobrancelhas, conferindo assim um aspecto mais jovem ao rosto”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).


O lifting frontal pode ser realizado de diferentes formas dependendo do grau de flacidez da região frontal, sendo que a técnica mais adequada será escolhida pelo cirurgião levando em consideração fatores como idade e qualidade da pele.


“Quando não há necessidade de retirar pele, o procedimento pode ser feito com auxílio de endoscópio, instrumentos especiais com uma câmera na ponta que são inseridos na pele através de pequenos cortes no couro cabeludo, permitindo ao cirurgião reposicionar os músculos e puxar o tecido cutâneo para corrigir rugas e vincos com uma pequena quantidade de cortes, o que resulta em cicatrizes menores e menos visíveis”, afirma a médica.


“Na maior parte das vezes, o paciente já pode voltar para a casa logo após o procedimento. Porém, ele só poderá retornar as suas atividades rotineiras cerca de 10 dias depois da cirurgia, tempo necessário para que as incisões cicatrizem”, finaliza a cirurgiã plástica.


Logo A Tribuna
Newsletter