Pombo 'zumbi' é portador de vírus que pode atingir o olho humano e preocupa especialistas

Doença misteriosa que começou a atacar as aves faz com que o pescoço fique torcido e elas só andem em círculos

Por: ATribuna.com.br  -  27/10/22  -  20:04
Diversas aves já foram sacrificadas por estarem com o vírus misterioso
Diversas aves já foram sacrificadas por estarem com o vírus misterioso   Foto: Reprodução/Twitter

Uma doença bastante agressiva para os pombos está transformando as aves em verdadeiros 'zumbis'. O animal contaminado tem o sistema nervoso atingido, fazendo com que o pescoço fique torcido, as asas e a cabeça fiquem trêmulas e pode haver paralisia parcial de pernas. Além disso, os pombos emagrecem, têm perda de apetite e muitas vezes não conseguem voar ou se mover, a não ser ficar andando em círculos. Por enquanto só foram detectados casos no Reino Unido.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Especialistas, segundo o jornal Mirror, acreditam que a doença seja transmitida através do paramixovírus de pombos, também conhecido como PPMV. Apesar de muito agressiva para essas aves, a contaminação no ser humano pode causar, no máximo, uma conjuntivite.


Os estranhos sintomas foram percebidos inicialmente em um santuário de animais, em Jersey, e diversos pombos precisaram ser sacrificados.


Preocupante
Uma entidade local, a JSPCA Animal's Shelter, emitiu um comunicado sobre a disseminação do vírus, e classificou como 'preocupante'. Eles relataram um aumento sensível nos animais demonstrando as alterações neurológicas andando em círculos e com o pescoço torcido. Também disse que as fezes ficam verdes, e o vírus se manifesta mais em avies de cativeiro que que nas que vivem soltas.


Vacinação
O governo britânico disse que há como prevenir a doença, e alerta para quem possui animais em cativeiro consultarem um veterinário e vaciná-los. As aves infectadas morrem em poucos dias e qualquer uma que esteja infectada pode exercer contaminação rápida em muitas outras até que a doença se espalhe.


*com informações de uol


Doença ataca o sistema nervoso da ave; o sintoma mais notado é o pescoço torcido
Doença ataca o sistema nervoso da ave; o sintoma mais notado é o pescoço torcido   Foto: Reprodução/Twitter

Logo A Tribuna
Newsletter