O poder da vitamina C

Ela pode ser uma das maiores aliadas do seu corpo na proteção contra doenças

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  07/02/21  -  12:00
Além da imunidade, a vitamina C possui outras funções igualmente importantes para o corpo humano
Além da imunidade, a vitamina C possui outras funções igualmente importantes para o corpo humano   Foto: Theme Inn/Unsplash

É de saber comum que a vitamina C ajuda a combater diversas doenças. Não à toa, um bom suco de laranja sempre foi sinônimo de saúde e reposição de energias. Contudo, além da imunidade, ela possui outras funções igualmente importantes para o corpo humano, como atuar na formação do colágeno e rejuvenescimento, além de melhorar a absorção de ferro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“A vitamina C possui propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres. Por ser uma vitamina hidrossolúvel, o corpo tem facilidade para absorvê-la”, afirma a nutricionista Roberta Silva.


De acordo com Roberta, a vitamina C está presente em alimentos que encontramos com facilidade e fazem muito bem à saúde, como acerola, laranja, verduras, legumes e frutas. A recomendação diária, segundo ela, é de 75 mg por dia para mulheres e 90 mg por dia para homens.


“Se respeitarmos a indicação do Ministério da Saúde para consumir cinco porções por dia de verduras, legumes e frutas, conseguimos facilmente atingir essa recomendação. As frutas cítricas têm boas quantidades presentes”.


Carências


Por ser um antioxidante, a vitamina C ajuda a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres, segundo a profissional. Ela ajuda a evitar gripes, resfriados constantes e o envelhecimento das células.


O melhor de tudo é que vale combiná-la com diversos outros alimentos. “A vitamina C favorece a absorção do ferro. Já a combinação dela com a vitamina E se mostra excelente para a pele”, afirma Roberta, que reforça a necessidade de sempre utilizar frutas in natura.


Imunidade


Por conta da covid-19, houve uma corrida enorme por parte das pessoas para aumentar a imunidade, mas não há receitas milagrosas, alerta a vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição, Daniela Cierro Ros.


“A vitamina C não é produzida pelo nosso organismo, por isso a orientação é consumir diariamente alimentos que a contêm, a exemplo da laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia, salsinha e pimentão vermelho”.


Segundo Roberta, a suplementação a partir de complexos vitamínicos só deve acontecer se houver necessidade. “A melhor opção sempre é o alimento, pois ele tem outras substâncias que auxiliam na absorção e na saúde de forma geral”.


A nutricionista diz ainda que esse complemento precisa de acompanhamento médico e uma receita profissional. “Cada faixa etária tem uma necessidade e muitas vezes a quantidade presente em complementos que vendem na farmácia está acima do que é preciso. Não é necessário consumir a vitamina C em excesso. Consumir a mais não significa que você estará mais ‘protegido’ ou terá mais benefícios”.


O excesso, de acordo com a profissional, pode causar cálculo renal, diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça em alguns casos.


Logo A Tribuna
Newsletter