
Cidades que se manifestaram à Reportagem afirmam enviar equipes para ampliar combate ao mosquito ( Foto: Vanessa Rodrigues/AT )
A epidemia nacional de dengue tem tido reflexos na Baixada Santista. Não há mortes, mas o número de casos da doença tem aumentado na região. Em duas semanas, Bertioga registrou 286 ocorrências. Desde o começo do ano, foram 723, maior número da região.
[Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp! rel:noreferrer](https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9JSFuGehEFvhalgZ1n" aria-label="Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!" target="_blank)
A Secretaria Municipal de Saúde tem feito testes em todos os pacientes com sintomas da doença e notifica compulsoriamente os casos. Agentes de controle de endemias e da Vigilância Sanitária fazem bloqueios e eliminação de focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Quem não atende normas sanitárias é intimado e autuado.
A secretaria informa que o município dobrou o número de agentes de endemias para ampliar as ações de combate e controle.
Outras cidades
São Vicente e Cubatão registraram aumento no número de casos desde o dia 3, data do último balanço solicitado pelo jornal.
Em São Vicente, o número de casos de dengue confirmados saltou de 20 para 26. Não há suspeitas aguardando confirmação.
Santos viu a quantidade subir de um para sete, consideradas as primeiras seis semanas do ano.
Cubatão passou de um para cinco casos. O dado é do período entre 1º de janeiro e o dia 8 deste mês. No período, 21 notificações foram descartadas e 58 exames aguardam resultados.
O número de casos de dengue confirmados se manteve em Praia Grande (14) e Mongaguá (dois). Em Peruíbe, são 24 — não se manifestou na matéria anterior. Em Guarujá, o número chegou a 131 casos da doença. A Prefeitura de Itanhaém não respondeu.
Dados do Estado
O Governo do Estado, por meio do Painel de Monitoramento da Dengue, confirma 2.506 notificações de suspeitas de dengue na Baixada Santista pelo Grupo de Vigilância Epide-miológica (GVE) de Santos: 894 foram confirmados, 796 são investigadas e descartaram-se 816.