Cardiologista de Santos alerta cuidados e explica aumento de infartos no inverno

Temperaturas baixas e doenças pré-existentes podem colaborar para surgimento de doenças cardíacas

Por: Natalia Cuqui  -  31/07/21  -  07:00
 A prática de exercícios físicos é fundamental para a prevenção de infartos, que ocorrem mais no frio.
A prática de exercícios físicos é fundamental para a prevenção de infartos, que ocorrem mais no frio.   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Com a chegada das temperaturas baixas na região da Baixada Santista, uma das preocupações é a saúde. Isso porque, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), os casos de morte por infarto aumentam até 30% no inverno. Outras doenças como o acidente vascular cerebral (AVC) também podem acontecer com maior facilidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O cardiologista da Santa Casa de Santos, doutor Cássio Peixoto Sant’Anna, alerta para os cuidados e explica como prevenir que os infartos, assim como outras doenças cardíacas, aconteça.


"O número de infartos aumenta em quase 30% no inverno do que em outras épocas do ano, principalmente com temperaturas abaixo dos 14ºC. Um dos principais motivos é a vasoconstrição, que reduz o fluxo sanguíneo provocando um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio no organismo".


Segundo ele, uma dieta com menos gordura é essencial para evitar infartos, especialmente no inverno, assim como a prática de exercícios físicos. Doenças como hipertensão arterial, diabetes e a dislipidemia, que é o colesterol alto, podem ser fatores pré-existentes que aumentam as chances de infarto.


"As pessoas devem manter a prática de atividades físicas regulares e também manter hábitos alimentares em uma dieta sem gorduras, frituras, doces, massas, entre outros", finaliza o médico.


Logo A Tribuna
Newsletter