Professora é investigada por outdoor com críticas ao governo Bolsonaro

Relatório policial afirma que inquérito foi aberto para investigar crime contra a honra

Por: Por ATribuna.com.br  -  11/03/21  -  13:52
Associação afirmou que medida policial é inconstitucional
Associação afirmou que medida policial é inconstitucional   Foto: Aduferpe/Divulgação

Erika Suruagy, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), está sendo investigada por um outdoor com críticas do governo Bolsonaro. A universidade, em nota, afirmou que essa censura é "inadmissível".


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o relatório policial, a investigação, aberta em 29 de janeiro, é para apurar crimes contra a honra. Já a instituição afirma que a professora é alvo de um inquérito "a pedido do presidente". O outdoor tem uma imagem de Bolsonaro como a Morte, e com os dizeres "o senhor da morte chefiando o país".


Casos parecidos aconteceram no Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com outros dois professores que foram orientados a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, onde não podem fazer manifestações "desrespeitosas" a respeito de Bolsonaro por dois anos.


Na época da instalação do outdoor, em 2020, Erika era presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde hoje é vice-presidente, que, em nota, afirmou: "trata-se de um brutal ataque à mais elementar liberdade de expressão garantida constitucionalmente".


*Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter