Donald Trump assina projeto de lei para reabrir governo

Acordo com líderes do Congresso não contém dinheiro para construção de muro na fronteira com o México

Por: Estadão Conteúdo  -  27/01/19  -  20:05
Esta não é a primeira vez que o presidente norte-americano questiona os Serviços de Inteligência
Esta não é a primeira vez que o presidente norte-americano questiona os Serviços de Inteligência   Foto: Brendan Smialowski / AFP

Sob pressão cada vez maior, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou projeto de lei para reabrir o governo por três semanas, mas afirmou que tentará novamente persuadir os legisladores a financiar a construção de um muro na fronteira com o México. O acordo que o presidente norte-americano conseguiu com os líderes do Congresso não contém dinheiro novo para o muro, mas encerra a paralisação mais longa história do país.

O acordo foi aprovado na sexta-feira (25), de forma rápida e unânime, primeiro no Senado, depois na Câmara. Na mesma noite, Trump assinou o projeto. A administração pediu aos chefes dos departamentos federais que reabram os escritórios de maneira “pronta e ordenada”.


Os fatos de sexta-feira foram vistos como uma vitória dos democratas, já que reabrem o governo sem a concessão de fundos para o muro almejado pelo presidente americano.


O recuo de Trump ocorreu no 35º dia de paralisação parcial, em meio aos atrasos nos aeroportos do país e não pagamento de salários a milhares de trabalhadores federais, o que trouxe urgência para resolver o problema.


“Isso não foi de forma alguma uma concessão”, escreveu Trump no Twitter, afastando os críticos que queriam que continuasse lutando. “Eu estava cuidando de milhões de pessoas que foram gravemente feridas, com o entendimento que, em 21 dias, se nenhum acordo for feito, é hora de prosseguir”.


Logo A Tribuna
Newsletter