Com o fim da baliza, o exame passa agora a concentrar a avaliação na etapa de circulação (Adobe Stock) O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo anunciou na última segunda-feira o fim dos testes de baliza nos exames práticos para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outra mudança anunciada é a possibilidade de realizar a avaliação em veículos com câmbio automático. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! O órgão de trânsito afirma que as mudanças, que já estão em vigor, são “avanços” a partir da atualização das regras do exame prático de direção veicular, no fim do ano passado. Recentemente, outros estados, como Mato Grosso do Sul, também anunciaram a descontinuidade do teste de baliza, além de outras medidas que devem acarretar barateamento no processo de retirada de carta de habilitação. No caso de São Paulo, o Detran diz em nota que, com o fim da baliza, o exame passa agora a concentrar a avaliação na etapa de circulação. “O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda, o uso correto de seta, a realização do procedimento de ‘parada’ em local permitido, bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito”. O departamento acrescenta que candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão realizar o exame prático em carros automáticos, regularmente cadastrados. “A medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames”, afirma. Depois de mudar as regras e tornar as autoescolas facultativas no processo de obtenção da CNH, o Governo Federal registrou mais de 2,5 milhões de solicitações do primeiro documento (confira detalhes no destaque). Os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ainda apontam que quase 1 milhão de certificados do curso de formação de condutores (antigas aulas teóricas) foram emitidos desde a alteração. O aplicativo CNH do Brasil, nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT), também alcançou mais de 40 milhões de usuários. Segurança As mudanças, embora comemoradas por parte da população, não são unânimes. Em entrevista recente, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, disse que as medidas, por mais que encurtem o processo para quem desejar tirar CNH no Brasil, não vieram para melhorar a segurança no trânsito. “Na prática, há a impossibilidade de traçar um cenário de melhora ou piora. Porque já havia um processo que não entregava bom resultado”. Ainda de acordo com ele, “do ponto de vista de formação de condutores, talvez o impacto não seja tão grande, porque o processo já era deficiente”. “Já do ponto de vista de responsabilização, só o tempo dirá o que vai acontecer. O fato é que não foi uma medida que buscou melhorar a segurança no trânsito. E sim eliminar burocracias e facilitar o acesso à CNH”. Nova CNH Lançada em dezembro de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, a CNH do Brasil simplifica o acesso à primeira habilitação e oferece capacitação a futuros condutores e profissionais da área. Entre as novidades estão a renovação automática da carteira para motoristas sem infrações, curso teórico on-line gratuito, redução das aulas práticas de 20 para 2 horas e a possibilidade de aprendizado com instrutores autônomos e veículos próprios, desde que atendidas as exigências legais. Segundo o Governo Federal, o programa busca equiparar as condições de acesso ao documento em todo o País.