Santos celebra os 20 anos do Memorial das Conquistas com presença de ídolos

Há 20 anos, o Alvinegro inaugurava, com a presença de Pelé, o museu que já recebeu mais de um milhão de visitantes

Por: Régis Querino  -  17/11/23  -  06:40
Pelé participou da inauguração do Memorial das Conquistas, em novembro de 2003
Pelé participou da inauguração do Memorial das Conquistas, em novembro de 2003   Foto: Arquivo AT

Com uma reunião de campeões e ídolos, o Santos vai comemorar nesta sexta (17), a partir das 9 horas, os 20 anos do Memorial das Conquistas na Vila Belmiro. Além da presença dos ídolos eternos, que atuaram ao lado do Rei Pelé, outros destaques de várias gerações do Alvinegro estarão presentes no evento.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


De acordo com o clube farão parte da celebração os seguintes ex-jogadores: Pepe, Edu, Lima, Clodoaldo, Manoel Maria, Lala, Abel, Nenê Belarmino, João Paulo Papinha, Juary, Giovanni, Edinho, Gallo, Marcelo Passos, Narciso, Marcelo Fernandes, Claudiomiro, Elano, Léo, Edinho, Alberto, Madson, Zé Love e Mauro, além do atual goleiro João Paulo, o preparador de goleiros Arzul e jogadoras das Sereias da Vila.


Com 380 metros quadrados, o museu santista já recebeu mais de um milhão de visitantes desde a sua inauguração, em 17 de novembro de 2003. Passear pelo espaço é uma aula histórica sobre o Alvinegro praiano e o futebol brasileiro e mundial.


Troféus, flâmulas, fotos, revistas e prêmios narram a trajetória do clube, desde a fundação até as conquistas mais importantes e momentos épicos da equipe.


Dos primeiros heróis com o manto santista, passando pelo time que encantou o mundo com o esquadrão da década de 1960, os Meninos da Vila de 1978 e a geração tricampeã da Libertadores, o Santos tem muita história para contar. E títulos para mostrar. Santista ou não, a visita é sempre um bom programa para os amantes do futebol.


Pepe, o segundo maior artilheiro do Peixe, numa das homenagens aos ídolos no museu
Pepe, o segundo maior artilheiro do Peixe, numa das homenagens aos ídolos no museu   Foto: Arquivo AT

Inauguração com a presença do Rei

‘‘Sou um homem de estrutura forte. Se não fosse, não daria para aguentar’’, disse para A Tribuna há 20 anos o Rei Pelé, quando da inauguração do Memorial das Conquistas.


A presença do eterno camisa 10, ao lado do lendário goleiro do Peixe e da seleção, Gilmar dos Santos Neves, foi um dos pontos altos da festa, que contou com a participação de outros ídolos santistas.


‘‘Tudo que consegui direta ou indiretamente na minha carreira eu tive a participação do Santos. Viajei o mundo com o clube e amadureci’’, comentou Pelé, emocionado com as fotos e objetos que eternizaram o Santos para o mundo.


‘‘Ninguém faz nada sozinho. Foi um grupo que conquistou tudo com muita garra. Devo agradecer a Deus que continua me fazendo um homem feliz’’, afirmou Pelé, reverenciando os colegas do time que marcou época.


Também presente no pontapé inicial do museu alvinegro, Coutinho, parceiro de tantas tabelinhas com o Rei, foi, como era característico, de poucas palavras. ‘‘Fazia muito tempo que não nos falávamos e hoje conversamos um pouco’’, disse ele sobre o reencontro com o camisa 10.


‘‘Todos sabem que eu sou um manteiga. Já chorei muito com vários reencontros aqui’’, reconheceu Pelé.


No início da carreira, Neymar se diverte com o espaço dedicado a ele no museu santista
No início da carreira, Neymar se diverte com o espaço dedicado a ele no museu santista   Foto: Arquivo/AT

Serviço

O Memorial das Conquistas abre de terça a domingo, das 9 às 18 horas. O museu tem dois tipos de visitação (bilheteria aberta das 9h às 17h30). A visita ao museu custa R$ 25, com uma vista panorâmica do gramado da Vila Belmiro, através de uma porta de vidro.


O outro tipo de visita custa R$ 50 e inclui acesso ao museu, centro de imprensa, vestiário, área de aquecimento, túnel dos jogadores, laterais do campo e banco de reservas, acompanhado por um monitor. O Tour na Vila acontece das 10h às 17h, de hora em hora e tem limite de 60 pessoas por passeio.


Crianças de 0 a 6 anos entram de graça. Meia entrada para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, +60 anos, Sócio Rei (apresentando a carteirinha), estudantes e professores (apresentando comprovante + documentação com foto).


Logo A Tribuna
Newsletter