"Experiente", Lucas Lourenço revela ansiedade em disputar sua primeira Copa São Paulo pelo Santos

Meia do Peixe não jogou a Copinha em 2018 pois foi promovido para participar da pré-temporada com os profissionais

Por: Bruno Lima  -  24/12/18  -  11:24
Foco de Lucas Lourenço é fazer uma boa competição e agradar Sampaoli
Foco de Lucas Lourenço é fazer uma boa competição e agradar Sampaoli   Foto: Irandy Ribas/AT

A estreia do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior, diante do Sergipe, no próximo dia 4, marcará também a primeira participação do ‘experiente’ meio-campista Lucas Lourenço, de 17 anos, na competição. Em 2018, o jovem fazia parte do elenco alvinegro, mas foi promovido e participou da pré-temporada com os profissionais. A bagagem conquistada em 2018 é o combustível para que o garoto brilhe e ajude o Alvinegro a tentar o tetracampeonato da Copinha.


Além de fazer o Santos voltar a vencer a principal competição de base do Brasil, Lucas Lourenço quer mostrar serviço para agradar o novo técnico do Peixe, Jorge Sampaoli, com quem espera ter a “honra de trabalhar”.


“Sou muito jovem, mas não posso me assustar por ele ser o técnico. É um grande profissional, já trabalhou com grandes craques do futebol e será uma honra trabalhar com ele. Com certeza vai nos ajudar bastante aqui no Santos”, disse o garoto em entrevista para A Tribuna.


“No ano passado fui cortado (do time que disputaria a Copa São Paulo) para compor o elenco profissional que participou da pré-temporada. Mas é a minha primeira Copinha e a gente sabe que é um torneio de muita visibilidade. Por isso, sempre fica na expectativa de jogar, porque tem muita gente olhando. Não chego a estar nervoso, mas sim ansioso para fazer um bom campeonato”.


Lesão na coxa


Apesar de ter integrado o elenco profissional no começo da temporada, Lucas Lourenço classifica o ano de 2018 como de muitos altos e baixos. O jogador sofreu uma lesão na coxa esquerda que o impediu de alçar voos mais altos, mesmo tendo representado a seleção brasileira no Mundial sub-17 e feito a estreia no time principal.


“Comecei no profissional em janeiro e fui para três jogos do Campeonato Paulista, mas não entrei em nenhuma das partidas. Depois, voltei para o sub-17 e fui para o Mundial da categoria. Fui bem e consegui retornar aos profissionais. O problema foi uma lesão na coxa que me deixou quatro meses sem jogar. Quando me recuperei, disputei as finais da Copa do Brasil Sub-17, e defendi o time sub-20”, relata o jovem.


A primeira partida nos profissionais aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Sport, na Ilha do Retiro, em que o Santos foi derrotado por 2 a 1. “Essas passagens pelo profissional me deram uma pequena experiência, fico mais tranquilo para jogar a Copa São Paulo”, revela Lucas Lourenço.


Mas triunfar na Copinha não será uma missão fácil. Além das dificuldades naturais impostas por outros grandes times do Brasil e dos péssimos resultados do Sub-20 no ano, o Santos precisará superar uma crise que assola a categoria.


Na sexta-feira, o técnico Leandro Mehlich foi demitido por fazer críticas ao próprio time. Em seu lugar, assumiu o treinador da equipe sub-15, Emerson Ballio. Essa foi a quarta troca de treinador da equipe em 2018. Por isso, Lucas sabe que o momento é de superação.


“Só o trabalho pode mudar essa imagem. Não foi um bom ano nas competições que o sub-20 disputou, mas acredito que em 2019 as coisas vão mudar. Com trabalho e uma melhor postura dos atletas, vamos conseguir coisas maiores”, prevê o garoto.


Logo A Tribuna
Newsletter