Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Em Fortaleza

Santos vence e assume a ponta da Série B, em jogo que pode marcar saída de Carille

Otero fez, de falta, o gol que decretou a vitória do Peixe, que pode ver o técnico sair para o rival Corinthians

Régis Querino

5 de julho de 2024 às 21:12Modificado em 5 de julho de 2024 às 21:15
Otero (de braços abertos) comemora gol em batida de falta que garantiu a vitória do Peixe

Otero (de braços abertos) comemora gol em batida de falta que garantiu a vitória do Peixe ( Foto: Reprodução Twitter Santos FC )

Otero (de braços abertos) comemora gol em batida de falta que garantiu a vitória do Peixe (Reprodução Twitter Santos FC)

Otero (de braços abertos) comemora gol em batida de falta que garantiu a vitória do Peixe (Reprodução Twitter Santos FC)

No jogo que pode ter marcado a despedida do técnico Fábio Carille do clube, o Santos assumiu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Ceará por 1 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza, na noite desta sexta (5), na abertura da 14ª rodada. Com 25 pontos, o Peixe ampliou a série invicta para quatro jogos (três vitórias e um empate) e abriu dois pontos sobre o Avaí. O time catarinense joga na segunda (8), contra o Novorizontino, em Florianópolis.

Assediado pelo Corinthians, que está na zona de rebaixamento do Brasileirão, o treinador pode comunicar a saída da Vila ainda na noite desta sexta ou durante o final de semana. Se a saída de Carille for confirmada, o Alvinegro terá alguns dias para definir o novo comandante. O time só volta a jogar na Série B no dia 15, contra o Ituano, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada.

Otero decide o jogo

Em campo, o Ceará assustou logo aos 2 minutos, em tiro de Saulo Mineiro, da intermediária, que Gabriel Brazão, adiantado, se esticou para mandar a escanteio. O Vozão também chegou bem aos 5. Diego Pituca errou o passe no meio-campo e armou o contra-ataque cearense. Erick Pulga arrancou em direção ao gol, mas ao entrar na área, Brazão foi rápido, saindo aos pés do atacante para ficar com a bola.

O Santos demorou a responder, mas quase abriu o placar aos 10. Pedrinho roubou a bola no lado direito do ataque e cruzou para Giuliano, dentro da área, bater forte para defesa de Richard. No rebote, o meia santista, com o goleiro caído, pegou mal na bola e desperdiçou grande chance para o Peixe.

O jogo era equilibrado, mas o Santos saiu na frente, aos 24, em lance de bola parada. Escobar sofreu falta próximo à área e Otero bateu com efeito, no canto direito de Richard. Foi o primeiro gol na Série B do venezuelano, que não marcava desde o primeiro jogo da final do Paulistão, no dia 31 de março, quando o Alvinegro bateu o Palmeiras por 1 a 0, na Vila Belmiro.

O Ceará foi à frente em busca do empate e Brazão apareceu bem de novo. Aos 31, Lucas Mugni deu bela metida de bola para Erick Pulga entre a zaga santista, mas o arqueiro foi preciso e saiu nos pés do atacante novamente. Aos 32, Aylon bateu da entrada da grande área, mas o tiro saiu fraco, fácil p para Brazão.

Aos 33, o técnico Fábio Carille foi obrigado a mexer. Giuliano sentiu a parte posterior da coxa direita e saiu para a entrada de Serginho.

A partida seguiu equilibrada, com o Vozão com mais volume de jogo, tentando encurralar o Santos em seu campo de defesa. A melhor chance da equipe cearense aconteceu aos 49. Lucas Mugni bateu falta para a área, a defesa santista falhou e a bola sobrou para Saulo Mineiro, que dominou e bateu alto, para outra boa defesa de Brazão.

Etapa final

Com Aderlan, Jair e Pedrinho amarelados no primeiro tempo, o Santos voltou com Rodrigo Ferreira na lateral direita, em lugar de Aderlan, que fez várias faltas desnecessárias no final do primeiro tempo.

O Ceará se lançou ao ataque tentando igualar o placar, enquanto o Peixe cadenciava demais o jogo. Sem velocidade, a equipe não explorava os espaços deixados na defesa do Vozão. Assim, a chance de ampliar surgiu de bola parada. Escobar cobrou escanteio e a bola sobrou para Gil, que chutou para defesa de Richard, aos 9.

Com a partida sob controle, o Santos cometia muitas faltas e Rodrigo Ferreira fez o que Carille tentou evitar com a saída de Aderlan: foi expulso. Aos 16, o lateral foi imprudente ao dar um carrinho e acertou Saulo Mineiro. Vermelho direto e o Santos com 10.

A expulsão fez Carille promover a entrada de JP Chermont para repor a lateral direita. Otero acabou sacrificado com a mudança.

Com um a mais, o Ceará tentava sufocar o Peixe, que gastava o tempo, mas pouco chegava ao ataque. Rara aparição foi numa escapada solitária de Pedrinho, aos 28. O atacante arrancou pela direita, se livrou da marcação de Matheus Felipe e bateu, mas o tiro saiu sem muita força, fácil para Richard.

Procurando dar mais força à marcação e ao ataque santista, Carille sacou Sandry e Julio Furch para as entradas de Hyan, de 20 anos, que fez a sua estreia profissional do Peixe, e Willian Bigode., aos 29

Polêmica no Castelão

Aos 34, o árbitro Emerson Ricardo de Almeida Andrade viu pênalti de JP Chermont em Aylon numa disputa de bola normal na grande área. Checado pelo VAR, o lance foi revisto pelo juiz e, após cinco minutos de discussões, ele anulou a marcação, para protesto do Vozão.

Nervoso, o Ceará pressionava, mas desordenadamente. E só levou perigo aos 40 minutos, em tiro de Saulo Mineiro e aos 43, em batida de Lourenço, aos 43, ambas à direita do gol.

Aos 49, Pedrinho poderia ter matado o jogo ao arrancar sozinho em direção ao gol, mas ao chegar na entrada da área, perdeu o fôlego e foi desarmado por Erick Pulga.

Aos 52, em cruzamento para a área, Gabriel Brazão se chocou com David Ricardo e o jogador do Ceará levou a pior. Ele chegou a ficar inconsciente e, com concussão, deixou o estádio de ambulância.

A partida ficou paralisada durante sete minutos e no retorno, o Peixe só teve que gastar mais um minuto para garantir o triunfo, o terceiro fora de casa nesta Série B.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.