Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Confiança na Vila

Santos perto de acordo para parcelar dívida por João Basso e evitar transfer ban

Antes inflexível, Arouca, de Portugal, se mostrou receptivo ao parcelamento da dívida de R$ 16 milhões

Régis Querino

13 de junho de 2025 às 21:09Modificado em 13 de junho de 2025 às 22:22
João Basso chegou à Vila Belmiro em julho de 2023 e tem contrato com o Peixe até o final de 2026 (Reprodução X)

João Basso chegou à Vila Belmiro em julho de 2023 e tem contrato com o Peixe até o final de 2026 (Reprodução X)

O Santos está confiante em fechar um acordo nos próximos dias com o Arouca, de Portugal, para o pagamento de uma dívida pela compra do zagueiro João Basso. O Alvinegro foi notificado pela Fifa a pagar 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões) até o dia 24 de junho. Do contrário, pode sofrer mais um transfer ban e ser impedido de contratar reforços na próxima janela de transferências.

Antes irredutível, disposto a receber o valor em um único pagamento, o clube português se mostrou mais flexível nos últimos dias para ter a dívida quitada parceladamente.

A Tribuna apurou que um representante do Alvinegro se reuniu com a direção do Arouca na última quarta (11). Inicialmente inflexíveis, os portugueses viram com bons olhos a segunda proposta apresentada pelo Peixe para pagamento do débito.

A expectativa da diretoria santista é que o acordo seja assinado nos próximos dias, evitando mais um transfer ban. A punição da Fifa inviabilizaria a contratação de reforços na próxima janela de transferências, que vai de 10 de julho a 2 de setembro. Um lateral direito, um zagueiro e um atacante são as prioridades do clube.

Em alta com Cleber Xavier

Comprado pelo Santos junto ao Arouca, em julho de 2023, João Basso nunca se firmou na equipe. Mas vem ganhando espaço com o técnico Cleber Xavier. O zagueiro fez parte do elenco rebaixado no Brasileirão de 2023 e em janeiro do ano passado, foi emprestado ao Estoril, de Portugal.

Voltou ao Alvinegro em junho de 2024 e foi integrado ao elenco do técnico Fábio Carille, campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

Este ano, ele pouco atuou no Paulistão, com o técnico Pedro Caixinha. Foram apenas cinco jogos, na primeira fase do Estadual. Perdeu espaço com o treinador português e amargou a reserva a partir da 10ª rodada do campeonato.

A chegada de Cleber Xavier à Vila Belmiro, após a demissão de Caixinha, deu a João Basso, nas últimas semanas, a oportunidade de buscar espaço no time.

Após não entrar em campo nas nove primeiras rodadas do Brasileirão, o zagueiro foi titular nos últimos três jogos, ganhando a posição de Zé Ivaldo e formando dupla com Luan Peres.

A mudança coincide com o melhor momento do Peixe no campeonato. Foram duas vitórias fora de casa, contra Vitória e Fortaleza, além da derrota para o Botafogo, na Vila Belmiro.

Com a pausa para o Mundial de Clubes, o elenco santista entrou em férias nesta sexta (13) e volta aos treinos dia 27. O próximo jogo da equipe, no entanto, será apenas no dia 13 de julho, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.