O volante Jean Lucas foi contratado em julho de 2023 e vendido ao Bahia no ano passado (Raul Baretta/Santos FC) O Santos pode receber outra notificação da Fifa esta semana, desta vez referente à dívida com o Monaco, da França, pela compra do volante Jean Lucas. Na semana passada, o clube foi notificado por um débito com o Arouca, de Portugal, na aquisição do zagueiro João Basso. Nos bastidores, o clube trabalha para evitar um novo transfer ban. Comprado junto ao Monaco, da França, em julho de 2023, na gestão de Andres Rueda, por 6 milhões de euros (cerca de R\$ 38 milhões, em valores atualizados), o Alvinegro ainda deve a última das três parcelas, de 2 milhões de euros (cerca de R\$ 12,7 milhões). O atraso no pagamento da última prestação deve gerar nova notificação da Fifa ao Santos. A informação foi publicada pelo colunista Bruno Andrade, do Uol, e confirmada por A Tribuna. Na semana passada, o clube já havia sido notificado pela Fifa em razão da dívida de 2,5 milhões de euros (cerca de R\$ 16 milhões) pela compra de João Basso junto ao Arouca, em julho de 2023. O valor teria que ser pago em 45 dias, mas o Peixe vai entrar com recurso. A atual gestão, de Marcelo Teixeira, já sofreu dois transfer bans, com as cobranças de dívidas na Fifa. Uma pela compra do meia Cueva, junto ao Krasnodar, da Rússia, feita na gestão de José Carlos Peres, e a outra na rescisão contratual do técnico Fabián Bustos, que trabalhou na gestão de Andres Rueda. A dívida cobrada pelo técnico Pedro Caixinha, de cerca de R\$ 15 milhões, após a demissão na gestão de Teixeira, no mês passado, ainda não preocupa o clube, pois é recente e ainda não percorreu os trâmites burocráticos na Fifa para que o clube seja acionado pela entidade que comanda o futebol mundial. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Saídas para evitar transfer ban A Tribuna levantou que o Santos busca investidores para viabilizar o alongamento das dívidas e evitar um novo transfer ban. Uma empresa foi contratada para mapear os débitos e o passivo do clube. Em outra frente, o Alvinegro trabalha com a possibilidade de negociar atletas na última janela de transferências do ano, entre 10 de julho e 2 de setembro, para sanear as contas e contratar reforços. Apesar de 11 contratações este ano, a diretoria investiu pesado em atletas para o meio-campo e ataque, mas deixou o setor defensivo desguarnecido. Somente o lateral-direito Leo Godoy e os zagueiros Zé Ivaldo e Luisão chegaram para a defesa, área carente do time. Os outros reforços foram Zé Rafael, Thaciano, Neymar, Barreal, Tiquinho Soares, Gabriel Veron, Deivid Washington e Rollheiser. Na primeira entrevista após assumir o Santos, o técnico Cleber Xavier disse que, na janela, poderia conversar com a diretoria sobre busca de um, dois ou três reforços. “Muitos atletas têm outra proposta, temos que trabalhar com calma, paciência”, comentou. Em campo O elenco faz na tarde deste domingo (11), no CT Rei Pelé, o último treino visando o jogo contra o Ceará, amanhã, às 20 horas, no Allianz Parque, em São Paulo, pela oitava rodada do Brasileirão. Com os resultados de sábado, mesmo com uma vitória, o time não sairá da zona de rebaixamento nesta rodada. Um triunfo sobre o Vozão levaria o time a sete pontos, na 17ª posição, enquanto o 16º colocado, o Botafogo, tem oito pontos.