Neymar pai e filho se abraçam no evento de retorno do ídolo à Vila, no dia 31 de janeiro (Raul Baretta/Santos FC) Neymar da Silva Santos, pai do camisa 10 santista, rebateu os questionamentos sobre a indefinição na renovação do contrato com o Alvinegro, que termina no dia 30 de junho. O empresário disse, em entrevista à imprensa após o jogo contra o RB Leipzig, em Bragança Paulista, que precisa saber se o Santos tem condição de manter o jogador. “O Santos tem condição de abrigar o Neymar e de continuar com o Neymar? Nestes cinco meses, a gente fez de tudo para ajudar o Santos, para não onerar o clube, e fizemos a nossa parte. Pelo contrário: trouxemos receita. As pessoas podem falar do salário do Neymar, mas fazemos com que isso não onerasse o clube. Cabe ao Santos administrar isso, eu não faço parte da administração financeira. Se o Santos tem dívida e paga com o que a gente está colocando, é outro problema. Precisamos saber se o Santos tem estrutura para abrigar o Neymar. O Neymar tem mercado? Tem mercado", disse o empresário. Neymar pai afirmou que, após deixar o Al-Hilal, o filho poderia ter ido para qualquer equipe, mas preferiu voltar ao clube que o revelou. “A gente poderia ter escolhido qualquer outro clube, ou mesmo o Santos, e falar que queria um contrato de três ou cinco anos e sentar no contrato. O risco ficou todo para nós e para o Neymar. Se o Neymar não se recuperar, o que a gente faz para o 2° semestre? É difícil explicar para quem não quer entender. O Santos está com um projeto de reestruturação de fora para dentro, isso precisa acontecer. Estamos fazendo o possível para que o Santos se coloque em momento de poder entregar dentro de campo. E isso vai acontecer, tenha paciência. O futebol não é feito da noite para o dia". “Imprensa gosta de polemizar” O empresário defendeu o filho, que disse, em duas entrevistas, após o jogo contra o CRB e depois do amistoso com o RB Leipzig, que não sabe se vai renovar o contrato. Para Neymar pai, a imprensa gosta de polemizar em cima do assunto. "Estamos no clube da nossa família, onde meu filho despontou para o futebol. Estamos tranquilos. Quem está incomodado é parte da imprensa. Em nenhum momento vocês viram sair da nossa boca alguma palavra neste sentido. Estamos respondendo a narrativas de outro. Chega um jornalista após um jogo que perdemos, saímos da Copa do Brasil e o cara fala: 'você vai renovar?' Pô, pelo amor de Deus. Falta um pouco de bom senso para as pessoas entenderem o que a gente quer fazer. Se quer criar polêmica, fica fácil, mas a gente também sabe criar. A resposta é que não resolvemos nada porque o contrato ainda vai terminar e não foi discutida renovação porque depende de N fatores". Lesões de Neymar O pai do camisa 10 comentou que as seguidas lesões musculares sofridas por Neymar já eram previstas, em razão da longa inatividade do jogador. Principalmente após a ruptura do ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo, em outubro de 2023, num jogo das Eliminatórias da Copa 2026, contra o Uruguai. "Essas lesões já eram esperadas, a gente sabia que, pela inatividade que ele teve durante um tempo, ele precisava de minutagem e forçar algumas situações para ver como o corpo dele reagiria. O Neymar nunca teve lesão muscular, todas as lesões foram traumas, impactos, choques, mas nunca musculares. É só o Neymar que está tendo lesão muscular? Não. Temos jogadores afastados por lesões musculares. O Neymar é muito intenso e não se poupa dentro de campo. Precisamos fazer um trabalho de colocar e saber tirá-lo, e isso o departamento do Santos está fazendo. Por ele, estaria toda hora jogando, mas não podemos deixar, porque o segundo semestre é a coisa mais importante na carreira do meu filho". E se o Santos virar SAF? Neymar pai também avaliou a possibilidade de o Santos se tornar uma SAF. "A SAF, se for com uma administração organizada e profissional, acredito. No Brasil, o investidor que entrar precisa do dinheiro dele de volta e a curto prazo. Na Europa, qualquer investidor só quer posicionamento. Ele se posiciona para escalonar, é diferente. Aqui, o cara que colocar dinheiro precisa recuperar sua receita, e a curto prazo ninguém vai fazer isso. Se o Santos virar SAF e tiver um ambiente profissional, acredito".