Alexandre Mattos teve duas passagens pelo Cruzeiro e também já trabalhou no Palmeiras e Atlético-MG (GILSON LOBO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO) Alexandre Mattos se desligou oficialmente do Cruzeiro nesta segunda (2) e tem caminho aberto para assinar com o Santos para comandar o futebol do Alvinegro. O dirigente, de 49 ano, tem passagens vitoriosas em vários clubes do Brasil e estava há mais de um ano na Toca da Raposa, onde também já havia trabalhado de 2012 a 2014. “Quero agradecer ao Pedro Lourenço, a todos os profissionais do Cruzeiro e a toda direção do Clube por esse um ano intenso de trabalho e de reconstrução desse gigante do futebol brasileiro. Levo comigo a admiração e o respeito ao Pedro Lourenço e muito obrigado pela oportunidade de trabalhar sob seu comando. Ao Cabuloso, que levo no coração, a melhor sorte do mundo", declarou Alexandre Mattos em postagem nas redes sociais. Alexandre Mattos deve ser anunciado esta semana pelo Santos, mas não terá o cargo de CEO (diretor-executivo), como o seu antecessor, Pedro Martins, que pediu demissão na semana passada. Mattos será contratado como executivo de futebol, cargo que não prevê os mesmos poderes de um diretor-executivo. Reformulação do elenco A ideia da direção santista é usar o conhecimento de mercado e experiência de Mattos, que já teve passagens por Palmeiras, Atlético-MG, Atlhetico-PR e Vasco, para comandar a reformulação do elenco para o segundo semestre do ano. A negociação de renovação do contrato com Neymar também está entre os assuntos prioritários no departamento de futebol. O atual vínculo expira no dia 30 e a prorrogação do vínculo é incerta. Expulso contra o Botafogo, no domingo, na Vila Belmiro, o camisa 10 está fora do próximo jogo da equipe no Brasileirão. A partida contra o Fortaleza, no próximo dia 12, no Estádio Castelão, na capital cearense, é a última antes da parada do campeonato para o Mundial de Clubes da Fifa. O Peixe continua na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 8 pontos em 11 partidas. O Brasileirão será retomado no dia 13 de julho, quando o Santos enfrenta o Palmeiras na Vila.