A vitória sobre o Fortaleza tirou o Peixe da zona de risco e deu novo ânimo ao time no Brasileirão (Raul Baretta/ Santos FC) Após início de temporada festivo, com o retorno de Neymar, o Santos viveu um semestre turbulento. Demissão do técnico Pedro Caixinha, queda precoce na Copa do Brasil e briga na zona de rebaixamento do Brasileirão azedaram o clima na Vila Belmiro. Aliviado por deixar a área de risco na pausa para o Mundial de Clubes, o Peixe traça metas para o segundo semestre. Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! A primeira é acertar a renovação do contrato de Neymar, que expira no dia 30. A diretoria se mantém confiante na prorrogação do vínculo até a Copa de 2026, mas discute com o pai do camisa 10 a formatação do acordo. Neymar da Silva Santos está nos Estados Unidos, mas deve regressar ao Brasil na próxima semana. Na inauguração da nova estrutura para a base e o futebol feminino, no CT Rei Pelé, na segunda-feira, Neymar pai disse que gostaria que o filho permanecesse no clube, mas que a decisão é do atacante. Na terça, no leilão beneficente do Instituto Neymar Jr., em São Paulo, o próprio classificou como 7, numa escala de 0 a 10, a chance de ficar na Vila. Como a novela vai render outros capítulos até o final do mês, o Peixe também tem como objetivo a contratação de reforços pontuais. Lateral direita, zaga e ataque são as prioridades para a janela de transferências, de 10 de julho a 2 de setembro. Antes, o clube negocia com o Arouca, de Portugal, o pagamento de R\$ 16 milhões pela compra do zagueiro João Basso, para evitar novo transfer ban. A Tribuna apurou que o clube está próximo de fechar acordo para parcelamento da dívida. Meta em campo Em campo, o Alvinegro almeja se posicionar entre os dez primeiros. Vaga na Copa Sul-Americana é vista como obrigação. Para isso, o time precisa chegar pelo menos na 12ª posição. Hoje, o Peixe é o 15º, com 11 pontos, quatro a menos do que o Ceará, 12º, com um jogo a menos. Uma vaga na pré-Libertadores é tida, internamente, como meta ambiciosa. O time precisaria terminar o Brasileirão pelo menos na sexta posição, hoje ocupada pelo Fluminense, com 20 pontos e uma partida a menos. De férias, o elenco se reapresenta no dia 27. O time só volta a jogar no dia 13 de julho, contra o Palmeiras, na Vila.