Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver um torcedor fazendo gestos racistas (Reprodução/X) A Conmebol abriu nesta quinta-feira (10) um processo disciplinar para investigar um caso de racismo envolvendo um torcedor do Palmeiras durante a partida contra o Cerro Porteño, válida pela fase de grupos da Libertadores. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o torcedor fazendo gestos ofensivos e chamando os paraguaios de "índios" no Allianz Parque, onde o time brasileiro venceu por 1 a 0. A entidade vai analisar as imagens e pode aplicar punições ao clube, como multa ou sanções disciplinares. Em nota, o Palmeiras informou que está identificando o autor da ofensa, que será banido do programa de sócio-torcedor Avanti e impedido de comprar ingressos. O clube também vai registrar um boletim de ocorrência e reforçou sua posição contra qualquer tipo de preconceito: "Não toleramos condutas discriminatórias, especialmente em nossa casa", declarou. O episódio reacende discussões sobre a recorrência de casos de racismo nos torneios organizados pela Conmebol. Esta é a quarta investigação por discriminação racial na atual edição da Libertadores. A entidade também apura ofensas feitas por torcedores do Sporting Cristal contra o Palmeiras e por torcedores do Talleres contra o São Paulo. Em outra ocasião recente, o meia Pablo Ceppelini, do Alianza Lima, foi punido por xenofobia. O clima entre Palmeiras e Cerro Porteño já era tenso após um caso de racismo na Libertadores Sub-20, e, antes da partida desta quarta, torcedores colaram adesivos com a frase "Conmebol racista" no Allianz Parque.