
Pessoas com deficiência também pode participar da Equipe COD.13 ( Foto: Reprodução )
Com foco no esporte e na solidariedade, um grupo de ciclistas da Baixada Santista une a paixão por bicicletas com ações sociais. O grupo, criado em São Vicente, conta com mais de 120 pessoas e realiza passeios ciclísticos desafiadores.
Aguinaldo Cavalcante Ferreira, de 48 anos, conhecido como “Guina”, é o fundador da Equipe COD.13 e conheceu o ciclismo na adolescência. Ele trabalhou em uma loja de bicicletas e se encantou pelo esporte, querendo também abrir uma bicicletaria, sonho que se concretizou em 2011.
Após abrir sua loja, ele passou a sair para pedalar com amigos aos finais de semana, indo a locais próximos, em São Vicente. Com o passar do tempo, outras pessoas foram se interessando e eles começaram a explorar lugares mais desafiadores com relação a acesso, altura e distância.
A empolgação foi crescendo e Aguinaldo decidiu ampliar os passeios para outras cidades, além de opções para avançados e iniciantes. Durante o processo, o fundador começou a convidar pessoas com deficiência, sedentárias e também com depressão e ansiedade, "estamos motivando as pessoas a saírem do sedentarismo e praticarem algum tipo de atividade física seja ela bicicleta ou qualquer um outro", disse Aguinaldo.
Para A Tribuna, Aguinaldo explicou que, quando o grupo começou a fazer passeios em cidades do interior de São Paulo e na capital, ele queria um nome que lembrasse a origem de tudo, a Baixada Santista. Com esse objetivo, optou pelo nome Equipe COD.13, que é o número da Discagem Direta à Distância (DDD) da região.
César Silva Meireles, de 52 anos de idade, participa do grupo desde a pandemia. Para A Tribuna, ele contou que tomou a iniciativa de começar porque estava sedentário e acima do peso, então decidiu procurar algo, “Eu fiquei sedentário durante 20 anos e no ciclismo eu me encontrei, fisicamente e mentalmente.”, disse César.
Ações sociais
Todo ano, no aniversário da Área Continental de São Vicente, a Equipe COD.13 costuma fazer um passeio em comemoração e, em uma dessas ocasiões, conseguiram reunir mais de mil pessoas. Nesse encontro, houve uma arrecadação de alimentos que foram distribuídos para entidades carentes da baixada santista.
Além disso, há um olhar diferenciado para as pessoas com deficiência que queiram participar dos passeios. O apoio para eles, é que estão sempre acompanhados de outro ciclista para incentivar, ajudar, ou prestar primeiros socorros, se necessário.
Como participar
Para mais informações sobre a Equipe COD.13, o telefone do Aguinaldo, fundador do grupo, é (13) 99712-8828.
Assuntos relacionados