Projeto estimula o esporte paralímpico em escolas municipais de São Vicente

O ‘Projeto Paradesportivo Novo Começo’ atua em escolas da rede municipal desde 2017

Por: De A Tribuna On-line  -  18/01/19  -  09:40
  Foto: Yoshio Magario / Prefeitura de São Vicente

Pensando no incentivo ao esporte entre crianças e adolescentes com deficiência, a Secretaria de Educação (Seduc) lançou, em julho de 2017, o‘Projeto Paradesportivo Novo Começo’, que estimula o esporte paralímpico em escolas municipais de São Vicente.


O programa desenvolve a prática de modalidades como atletismo, futsal para deficientes intelectuais, bocha, tênis de mesa, vôlei sentado, parabadminton e basquete e contempla todos os alunos matriculados na rede municipal do município da Baixada Santista. Os treinos acontecem de acordo com o grau de deficiência e a individualidade de cada estudantante.


O 'Projeto Paradesportivo Novo Começo' nasceu a partir da ideia da ex-nadadora Silvia Schich Rodrigues, uma das docentes da iniciativa. Ela, professora de educação física, já tinha um programa de natação voltado para crianças e adolescentes com deficiência em Praia Grande.


Silvia notou que a ausência de alunos em idade escolar de São Vicente em competições paralímpicas, sobretudo das Paralimpíadas Escolares, principal torneio juvenil de esporte adaptado do país, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.


Então, a docente levou a proposta para Simone Garbin, responsável pelo Departamento de Projetos da Seduc, que entendeu que o esporte é uma importante ferramenta de incusão e prontamente incluiu o projeto no Programa de Jornada Ampliada (Projam).


"Desde o início do projeto, a gente pode notar que as crianças têm desenvolvido autoestima e a percepção do que elas podem fazer dentro das deficiências. Foi apresentado um novo esportivo a elas. Os pais ficaram deslumbrados", disse Silvia em entrevista a A Tribuna On-Line."Nossa ideia é colocar alunos na seleção paulista paralímpica".


Ela ressaltou, no entanto, que a parte competitiva em si é o último ponto do programa. "O que a gente mais preza é acolhimento do aluno, o sentimento de que ele é importante para nós dentro do projeto, a descoberta de novas oportunidades para essas crianças. Prezamos a inclusão, o desenvovlimento de autonomia, a autoestima. O esporte consegue transformar a vida das crianças, ainda mais aliançado à educação. É maravilhoso", falou.


Os treinos são realizados de segunda à sexta-feira, em dois períodos: das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo uma hora para cada turma composta por até cinco alunos.


Para se inscrever no projeto, o estudante deve estar devidamente matriculado em uma escola da rede municipal de ensino. O responsável pelo aluno pode comparecer a um dos núcleos do projeto e preencher a ficha de inscrição, entrar em contato pelo telefone 3569-2324 ou enviar um e-mail manifestando interesse paradepcoordprojetos@gmail.com.


Logo A Tribuna
Newsletter