Irmãos de São Vicente conquistam medalhas em campeonato de patinação nos EUA

Erik e Kevin Medziu, de 15 e 11 anos, competiram em três modalidades na Copa de Orlando 2019

Por: Nathalia Perez & De A Tribuna On-line &  -  23/01/19  -  09:15
  Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Além de compartilharem o mesmo sangue, Erik e Kevin Medziu têm uma paixão em comum: a patinação artística. Os irmãos de 15 e 11 anos, respectivamente, estão inseridos no esporte sobre patins desde pequenos. Influenciados por pais patinadores, os dois atletas vicentinos viajaram para os Estados Unidos para a disputa da Copa de Orlando 2019 (America's Cup). E, em breve, desembarcarão no Brasil com algumas medalhas penduradas no pescoço.


Representando o país pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama, de Santos, Erik e Kevin estão na América do Norte desde o fim do ano passado para um período de treinos e para a competição, que se encerrou na última segunda-feira (21). Lá, competiram com atletas de vários lugares do mundo e em três modalidades da patinação artística: livre, figuras e dança.


O saldo dos meninos na segunda participação de ambos na competição não poderia ter sido melhor: conquistaram, cada um, três medalhas de ouro. Ou seja, foram os primeiros colocados em todas as categorias que disputaram. O Saldanha, inclusive, foi o clube que mais teve patinadores faturando medalhas na America's Cup.


"Erik e o Kevin patinaram com atletas dos Estados Unidos, Colômbia, Paraguai, México, Austrália, Equador, Chile e mais alguns países", contou orgulhosa a mãe dos garotos, Soraya, em entrevista àTribuna On-Line. Ela é técnica de patinação para escolinha, formando e preparando crianças e jovens para o esporte. Seu marido, Rogério, também é treinador.


Erik começou a patinar aos 8 anos. Kevin, aos 9
Erik começou a patinar aos 8 anos. Kevin, aos 9   Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Ajuda nas despesas


Soraya expôs as dificuldades financeiras em tudo que envolve a participação dos filhos em competições. Ela e Rogério fizeram uma 'vaquinha virtual' para que fossem ajudados a custear os gastos - em dobro - dos meninos na America's Cup. "Para cada modalidade que praticam é um patins diferente, e para cada piso, são jogos de rodas diferentes. A roda que serve para um patins não serve para o outro", relatou a mãe.


"São muitos gastos que temos. Todas as outras taxas de inscrição por modalidade, inscrição para os campeonatos, viagem, hospedagem, alimentação. Sai tudo do nosso bolso. Antes os atletas ainda podiam contar com uma pequena ajuda do governo brasileiro, com o Bolsa Atleta, mas isso foi cortado", disse ainda.


"Mesmo assim, era bem difícil conseguir a bolsa. Na nacional, era necessário que na competição que o atleta conquistou a medalha tivesse cinco atletas de cinco estados diferentes na mesma bateria. Imagina, conseguir cinco meninos patinando de cinco estados do Brasil. Com este preconceito todo que existe de garotos na patinação, não era fácil", contou.


Além das coreografias


Kevin revelou que gostaria de ser mais tranquilo, assim como Erik: "Parece até que ele não fica nervoso na competição. É muito bom ele estar comigo. A gente até briga, coisa de irmão, mas ele é o primeiro que vem correndo me abraçar falando 'meu bebê!' assim que saio do rink". O irmão mais novo também confessou que tem outro sonho além de ser campeão mundial na patinação: ser jogador de futebol do Santos. "Jogo bola à noite", contou o menino.


"Aqui é bem legal. A quadra é ótima e nós fazemos amigos de vários lugares", falou Erik, que tem como principal objetivo este ano conseguir uma vaga para disputar o Campeonato Mundial pela primeira vez. Sobre competir ao lado do irmão, o irmão mais velho disse que sente orgulho de ver o caçula patinando. "Ele é meu pequeno, que sei que está sempre torcendo por mim", afirmou.


Os próximos torneios de expressão que Kevin e Erik Medziu disputarão serão o Campeonato Brasileiro, em Joinville, de 22 a 31 de março,o Campeonato Sul-Americano, no mesmo local, de 19 a 30 de abril, e, caso consigam se classificar, oCampeonato Mundial, em Barcelona, no mês de julho.


Logo A Tribuna
Newsletter