Nova torre de jurados põe Santos em evidência no surfe nacional

Espaço foi inaugurado no sábado (17), no Emissário Submarino

Santos ganhou no último sábado (17) uma nova torre de jurados de surfe à altura da história e da contribuição que a Cidade deu para a consolidação desse esporte no País. A nova estrutura é considerada uma das melhores do País, o que coloca o Município em condições para trazer grandes eventos nacionais e até internacionais, segundo especialistas.

O novo espaço, instalado no Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino, ganhou o nome de Alexandre Salazar, o Bigode, pai de Picuruta Salazar, uma das lendas dessa modalidade no País.

“Pai, isso aí é para você, com o maior orgulho. Isso é pouco por tudo o que você fez. Muito obrigado!”, disse Picuruta, que não conseguiu segurar a emoção, sob aplausos de quem participou da inauguração.

Curiosamente, Bigode nunca surfou e tinha “medo de água”, segundo o filho. “Ele foi grande incentivador para mim e para meus irmãos (Almir e Lequinho – já falecido), numa época em que o surfe era marginalizado. Meu pai ajudou a gente a viver só do surfe”.

O presidente da Associação Santos Surf, Naldo Lima, relembrou que Bigode teve o espírito pioneiro ao acreditar que ser surfista se tornaria uma profissão e citou que a nova estrutura representa o “símbolo da ocupação do Emissário Submarino pelo surfe”.

Também houve ampliação de espaços para os jurados (Alexsander Ferraz/ AT)

Estrutura

Para o diretor técnico da Liga Mundial de Surfe na América Latina, Sérgio Gadelha Leme Do Prado, a nova torre de jurados “é uma estrutura ímpar no País”.

“Com essa reforma, existe a capacidade de Santos receber campeonatos internacionais, o que movimentará a Cidade e poderá trazer novamente o surfe do Município para um lugar de destaque no País, com o apoio de patrocinadores, da comunidade local e da Prefeitura”.

Na avaliação do presidente da Federação Paulista de Surfe, Sílvio da Silva, a nova construção será de grande utilidade para a região e contribuirá bastante para Santos voltar a atrair grandes eventos.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) afirmou que a missão dele, como gestor público, é dar suporte para que a história dessa e outras modalidades da Cidade ganhe novos capítulos.

“O esporte está no DNA do santista. O surfe tem uma história muito rica, pois muitos talentos foram formados nessas ondas do Quebra-Mar e levaram o nome da nossa Cidade para o mundo”.

Tudo sobre: