Nova torre de jurados põe Santos em evidência no surfe nacional

Espaço foi inaugurado no sábado (17), no Emissário Submarino

Por: Sandro Thadeu & Da Redação &  -  18/08/19  -  16:35
A torre recebeu elevador, acessibilidade, guarda-corpos em inox e novas luminárias em LED
A torre recebeu elevador, acessibilidade, guarda-corpos em inox e novas luminárias em LED   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

Santos ganhou no último sábado (17) uma nova torre de jurados de surfe à altura da história e da contribuição que a Cidade deu para a consolidação desse esporte no País. A nova estrutura é considerada uma das melhores do País, o que coloca o Município em condições para trazer grandes eventos nacionais e até internacionais, segundo especialistas.


O novo espaço, instalado no Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino, ganhou o nome de Alexandre Salazar, o Bigode, pai de Picuruta Salazar, uma das lendas dessa modalidade no País.


“Pai, isso aí é para você, com o maior orgulho. Isso é pouco por tudo o que você fez. Muito obrigado!”, disse Picuruta, que não conseguiu segurar a emoção, sob aplausos de quem participou da inauguração.


Curiosamente, Bigode nunca surfou e tinha “medo de água”, segundo o filho. “Ele foi grande incentivador para mim e para meus irmãos (Almir e Lequinho – já falecido), numa época em que o surfe era marginalizado. Meu pai ajudou a gente a viver só do surfe”.


O presidente da Associação Santos Surf, Naldo Lima, relembrou que Bigode teve o espírito pioneiro ao acreditar que ser surfista se tornaria uma profissão e citou que a nova estrutura representa o “símbolo da ocupação do Emissário Submarino pelo surfe”.


Também houve ampliação de espaços para os jurados
Também houve ampliação de espaços para os jurados   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

Estrutura


Para o diretor técnico da Liga Mundial de Surfe na América Latina, Sérgio Gadelha Leme Do Prado, a nova torre de jurados “é uma estrutura ímpar no País”.


“Com essa reforma, existe a capacidade de Santos receber campeonatos internacionais, o que movimentará a Cidade e poderá trazer novamente o surfe do Município para um lugar de destaque no País, com o apoio de patrocinadores, da comunidade local e da Prefeitura”.


Na avaliação do presidente da Federação Paulista de Surfe, Sílvio da Silva, a nova construção será de grande utilidade para a região e contribuirá bastante para Santos voltar a atrair grandes eventos.


O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) afirmou que a missão dele, como gestor público, é dar suporte para que a história dessa e outras modalidades da Cidade ganhe novos capítulos.


“O esporte está no DNA do santista. O surfe tem uma história muito rica, pois muitos talentos foram formados nessas ondas do Quebra-Mar e levaram o nome da nossa Cidade para o mundo”.


Logo A Tribuna
Newsletter