Caio Matheus lidera isolado em Bertioga

Instituto de Pesquisas A Tribuna mostra que atual prefeito, do PSDB, tem 43,2% preferência; Lucília Goulart, do PL, aparece com 15,4%

Por: Maurício Martins  -  10/11/20  -  10:36
Vantagem do atual prefeito cria dificuldades aos adversários
Vantagem do atual prefeito cria dificuldades aos adversários   Foto: Arquivo/AT

O prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB), lidera com folga a corrida eleitoral para a Prefeitura. Candidato à reeleição, ele aparece com 43,2% das intenções de voto na Cidade. O resultado é do levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) no Município, na última sexta-feira (6).   


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


A candidata Lucília Goulart (PL) aparece em segundo, com 15,4%. Os outros seis candidatos ficaram em um bloco muito abaixo, todos empatados tecnicamente. Orlandini (PSL) alcançou 3,3%; Kaled (DC), 2,8%; Sílvio Magalhães (PSB), 1,9%; Professora Lucélia (PT), 1,4%; Paulo Cezar - Advogado (PTC), 0,5%; e Sidmar (PRTB), 0,4%.  


Os que ainda não sabem em que votar somam 19,3%. Anular ou votar em branco é a vontade de 9,1%, e 2,6% optaram pela resposta: “nenhum deles”. 


Os números são da pesquisa estimulada, quando um disco com os nomes dos postulantes é mostrado aos eleitores. O IPAT fez 600 entrevistas em Bertioga. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral está sob o número de identificação SP-02287/2020. 


Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os indecisos, os que afirmaram que não votariam em nenhum deles, além de brancos e nulos, Caio Matheus fica com 62,7%, seguido por Lucília, com 22,3%. Orlandini tem 4,8%; Kaled, 4,1%; Sílvio Magalhães, 2,8%; Professora Lucélia, 2%; Paulo Cezar, 0,7%; e Sidmar, 0,6%. 


Espontânea 


Na pesquisa espontânea, quando o eleitor pode citar qualquer nome, Caio Matheus chega a 33,9%, enquanto Lucília fica com 9,4%. Orlandini, tem 1,9%; Kaled, 1,4%; Lucélia, 1,4%; Sílvio Magalhães, 0,9%; Paulo Cezar, 0,3%; e Sidmar, 0,2%. Neste caso, o número de indecisos sobre para 43,5%, além de 7,1% de brancos e nulos.  


Para cientista político Alcindo Gonçalves, coordenador do IPAT, a liderança isolada de Caio Matheus cria um cenário muito complicado para os adversários. Lucília Goulart tem pouco tempo para conseguir alcançá-lo. “Será difícil tirar a atual diferença em apenas uma semana”.  


Gonçalves destaca que o atual prefeito ganha em todos os segmentos (sexo, idade, renda, escolaridade e religião) com notável regularidade. “Com praticamente os mesmos percentuais em cada uma das faixas, sem variações”.  


Participação 


O IPAT também quis saber quantidade de eleitores dispostos a ir às urnas. Entre os entrevistados, 89,3% disseram que irão votar com certeza. Outros 7,9% não sabem se votarão, e 2,8% afirmam que não sairão de casa para votar na eleição municipal. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter