Vale do Ribeira: ações do Governo do Estado valorizam potencial turístico

Programa Vale do Futuro investe em infraestrutura para incrementar belezas naturais e atrair ainda mais turistas

Por: Conteúdo Patrocinado  -  19/11/21  -  11:56
Atualizado em 22/11/21 - 10:56
Vale do Ribeira: ações do Governo do Estado valorizam potencial turístico
Vale do Ribeira: ações do Governo do Estado valorizam potencial turístico   Foto: Divulgação

O Vale do Futuro – Programa de Desenvolvimento do Vale do Ribeira - foi lançado pelo Governo do Estado em outubro de 2019 e, de lá para cá, a região passou a integrar as diversas iniciativas de estruturação e promoção da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado.


De belezas naturais ainda pouco conhecidas, o Vale do Ribeira tem potencial para ser destino turístico em quase todas as modalidades: turismo de aventura, ecoturismo, turismo gastronômico e religioso, só para citar alguns dos pontos fortes da região, formada por 22 municípios.


Além disso, o Vale do Ribeira reúne a maior reserva de Mata Atlântica do Brasil, praias, parques naturais, casario tombado, dunas e a segunda maior concentração nacional de cavernas, como no Parque Estadual da Caverna do Diabo. Tudo isso a duas horas, em média, da capital paulista, a maior metrópole da América do Sul.


E é esse potencial que o Programa Vale do Futuro quer dar visibilidade e desenvolvimento.


Nesses dois anos de programa, uma das iniciativas do Governo do Estado tem sido melhorar os acessos rodoviários. Assim, pelo menos 15 projetos executivos foram finalizados para trazer melhorias para três estradas da região. No projeto Rotas Cênicas, serão mirantes e paradouros na SP-165 (Iporanga-Apiaí), SP -250 (Apiaí-Ribeira-Guapiara) e SP-139 (são Miguel Arcanjo-Sete Barras). As estruturas devem ser inauguradas em maio de 2022. O projeto completo é composto por cinco rotas.


As intervenções iniciais estarão em três rotas: Mata Atlântica, Rastro da Serpente e Estrada Parque — as rotas Lagamar e Cavernas serão atendidas na segunda etapa.


Vale do Ribeira: ações do Governo do Estado valorizam  potencial turístico
Vale do Ribeira: ações do Governo do Estado valorizam potencial turístico   Foto: Divulgaçao

“As Rotas Cênicas serão mais um bom motivo para viajar num Estado que já tem as melhores rodovias do País”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz. As rotas cênicas são caminhos que já têm qualidades paisagísticas, naturais, culturais, geológicas, que recebem estruturas para proteger e valorizar suas características. Com essas intervenções, os caminhos transformam a própria viagem, na ida e na volta, numa nova atração, com centros de visitantes, parques de campismo e estacionamentos, mirantes e passarelas panorâmicas, por exemplo.


Infraestrutura


As cidades turísticas do Vale do Futuro – reconhecidas como Estâncias ou Municípios de Interesse Turístico – também receberam recursos para obras e melhorias de infraestrutura. Em dois anos foram R$ 13,9 milhões para intervenções como acessos, sinalização, piers e recuperação urbana. Os recursos são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens.


Vale do Ribeira: ações do Governo do Estado valorizam  potencial turístico
Vale do Ribeira: ações do Governo do Estado valorizam potencial turístico   Foto: Divulgação

Muita história


Além de belas e preservadas praias, mangues, restingas e estuários, o litoral também tem história. Alguns estudiosos consideram Cananéia a primeira cidade do Brasil, com fundação cinco meses antes de outra paulista, São Vicente.


Se as praias e a história surpreendem, é na subida da Serra do Mar onde a as florestas intocadas esbanjam vitalidade. Trata-se simplesmente do maior trecho preservado de Mata Atlântica do País, onde tudo é muito: água em abundância, cachoeiras e rios límpidos, flora variada, árvores de diversos tamanhos que preservam a umidade e garantem uma miríade de anfíbios, mamíferos, peixes e répteis. Trilhas ajudam para uma visita segura.


O Vale do Ribeira tem ainda outras belezas. Centenas de cavernas fazem a alegria dos que buscam uma experiência ecológica diferente. Apenas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) são mais de 200 conhecidas. As de visitação permitida oferecem uma inesquecível aventura subterrânea. A Casa de Pedra, por exemplo, tem o maior pórtico (abertura ou boca) do mundo: 230 metros de altura. Para a segurança e o melhor aproveitamento da viagem, as visitas devem ser acompanhadas por guias locais.


Vitrine internacional


Com todo esse potencial, o Governo do Estado tem apostado no Vale do Ribeira como destino turístico para o mundo. Uma das ações de promoção aconteceu com a realização da Adventure Week, no final de outubro. Atrativos turísticos e a natureza foram algumas das características favoráveis para a escolha do Vale como sede do evento.


A edição de 2021, realizada pela segunda vez no Brasil, ofereceu aos operadores, agentes de viagem e jornalistas uma semana intensa de Turismo de Aventura e Ecoturismo, por meio de passeios, palestras e rodadas de negócios. A semana foi organizada pela Adventure Travel Trade Association (ATTA) junto com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.


Vale do Ribeira: ações do Governo do Estado valorizam  potencial turístico
Vale do Ribeira: ações do Governo do Estado valorizam potencial turístico   Foto: Divulgação

O roteiro montado para atendê-los foi bem intenso e de encher os olhos, contemplando os principais atrativos regionais. Ao todo, foram recepcionados mais de vinte profissionais dos Estados Unidos, Canadá, México, China, Itália e Holanda para participar de um conjunto de ações, divididos em três grupos, que se revezaram nos roteiros Caminhos da Mata Atlântica, Cavernas da Mata Atlântica e Lagamar.


“Depois que os visitantes conhecem a região, nós damos a oportunidade de conversas entre os compradores internacionais e os receptivos locais. É um momento que o produto começa a se desenhar, tomar forma, para poder ser colocado na prateleira internacional”, avaliou o secretário-executivo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Guilherme Miranda



Logo A Tribuna
Newsletter