Verão 2020: Previsão aponta temperaturas e chuvas acima da média para a estação na Baixada

Climatologistas apontam, ainda, possibilidade de fortes temporais para a região. Passagens de frentes frias também podem elevar altura das ondas

Por: Verônica Sampaio & De A Tribuna On-line &  -  21/12/19  -  09:04
Apesar da possibilidade de chuvas fortes, temperaturas devem ser elevadas e acima do normal
Apesar da possibilidade de chuvas fortes, temperaturas devem ser elevadas e acima do normal   Foto: Matheus Tagé/ AT

Temperaturas elevadas, fortes chuvas, possibilidade de temporais e ondas altas. Essas são algumas características do verão 2020 apontadas por climatologistas consultados por A Tribuna On-line.


De acordo com aclimatologista Marilia Shimizu, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o verão no Estado de São Paulo deve ser mais chuvoso por dois motivos: a passagem de frentes friasdeve ser mais frequente; e devem ocorrer episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul,que é uma faixa de nebulosidade entre o Centro-Oeste e Sudeste que canaliza a umidade vinda da Amazônia, provocando chuvas constantes de média intensidade por vários dias seguidos.

“Em relação à temperatura do ar próximo à superfície, a previsão indica maior probabilidade de ocorrência de valores entre as faixas acima donormal climatológica para todo opaís. Já aprevisão de ondas é feita para um período de até seis dias.No entanto, sabe-se que a passagem de frentes frias pelo litoral pode elevar a altura das ondas. Como neste verão espera-se uma maior frequência de frentes frias, é preciso monitorar com atenção os avisos de ressaca para a Baixada Santista”, alertou.


Já sobre as chuvas,Marília disse queaprevisão probabilística de precipitaçãoé divididaem três categorias, produzida com o método objetivo (cooperação entre o CPTEC/INPE, INMET e FUNCEME). Para o trimestre Dezembro-Janeiro-Fevereiro (DJF) de 2019-2020,hámaior probabilidade de chuvas na categoria acima da faixa normal climatológica sobre todo o estado.


“A passagem de frentes frias mais frequente para este verão deve aumentar a quantidade de chuvas, mas não baixa demais os valores de temperatura. Ou seja, deve-se esperar chuva, mas não frio.Além disso, overão é caracterizado por rápido aumento de temperatura ao longo do dia, aumento da nebulosidade e chuvas localizadas, que podem ser intensas, no período da tarde. Ou seja, os temporais podem ocorrer”, disse.


JáFrancisco de Assis Diniz,chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo(CAPRE)do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), informou que oregime de chuvas em geral deve ser em torno da média histórica para o estado.Mas, nas áreas do Centro, Sul e Sudeste, deve chover acima da climatologia.


“Janeiroindicaque vaichover acima da climatologia no litoral Sudeste do estado.Contudo, os temporais podem ocorrer principalmente com as aproximações das frentes frias, com o forte contraste de temperaturas com dias quentes.É indicado, também, que ascondições de temperaturasserãoacima da climatologia para os meses de janeiro e fevereiro”, pontuou.


Logo A Tribuna
Newsletter