Shoppings e lojistas da Baixada Santista estão na expectativa para abrir as portas

Foram 40 dias de portas fechadas por conta de medidas mais restritivas do Plano SP; agora, falta apenas a publicação de decretos municipais autorizando a retomada dos setores

Por: Nathália de Alcantara  -  17/04/21  -  09:00
Expectativa é grande para retomada das atividades comerciais nos shoppings da região
Expectativa é grande para retomada das atividades comerciais nos shoppings da região   Foto: Matheus Tagé/AT

Depois de mais de 40 dias de portas fechadas, é emocionada e com o coração cheio de esperança que a lojista Viviane Santana, de 48 anos, voltará ao trabalho nos próximos dias. “Ainda não tem uma data certa, mas finalmente isso está perto de acontecer. É um milagre em casa, para a minha família”.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers, 233 shoppings dos 601 existentes no Brasil estão fechados. Entre os outros 368, todos têm algum tipo de restrição.


Para a superintendente do Grupo Mendes, Mariane Doconski, a expectativa é de reabertura dos shoppings Praiamar e Brisamar até segunda-feira. Agora, o que falta, é a publicação de decretos municipais a respeito do assunto.


“Estamos esperançosos com a retomada, porque o comércio precisa disso. O fechamneto foi muito doloroso dessa segunda vez para os nossos lojistas e todos que vivem do comércio.


Segundo ela, a projeção é de uma reabertura gradativa, com as atividades voltando ao normal aos poucos.


“Claro que isso não será do dia para a noite e teremos um longo percurso para caminhar. Muitos comerciantes tiveram de desligar funcionários. Infelizmente, isso foi necessário, sem medida de apoio do governo”.


Apesar de saber que há detalhes para ajustar e que o público talvez demore para retomar às compras, Mariane diz que acredita na recuperação do segmento.


“São mais de 4 mil empregos gerados em dois shoppings, fora os outros da região e comércio de rua. Muitas pessoas dependem dessa atividade para sobreviver e que ela possa ser exercida com toda a segurança que sempre oferecemos”.


O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, deverá ser um alento para o fluxo de caixa dos lojistas, explica Mariane.


“Emocionalmente, todos estarão voltados para o convívio familiar. Que isso se reflita como um bom presságio para a nossa retomada”.


O síndico do Shopping Parque Balneário, Luciano Potenza, também está confiante com a data. “Temos a esperança que irá ajudar, afinal é a segunda mais importante no calendário do varejo”.


Na unidade, com a retomada, três operações fecharam e quatro serão inauguradas. “Mas não houve demissões”.


Já segundo o gerente do Shopping Pátio Iporanga, Marcos Quirino, a reabertura já está marcada para segunda-feira, com duas lojas a menos.


“Temos uma grande expectativa em relação ao Dia das Mães. Acreditamos que o consumidor não ira deixar a mãe sem presente, o que ajudara o comerciante que estiver preparado, a diminuir um pouco o seu prejuízo”.


Decretos municipais a serem publicados vão autorizar a retomada das atividades nos shoppings da Baixada
Decretos municipais a serem publicados vão autorizar a retomada das atividades nos shoppings da Baixada   Foto: Matheus Tagé/AT

Logo A Tribuna
Newsletter