São Vicente terá núcleo de cuidados integrativos e dará remédio de Cannabis de graça

Instituto Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas inaugura espaço até o fim do mês

Por: ATribuna.com.br  -  20/03/23  -  16:00
Atualizado em 20/03/23 - 17:52
O Nasci vai ofertar gratuitamente à população mais vulnerável a consulta, o tratamento e o remédio à base da planta Cannabis
O Nasci vai ofertar gratuitamente à população mais vulnerável a consulta, o tratamento e o remédio à base da planta Cannabis   Foto: Divulgação

O Instituto Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas (Adesaf) inaugura, em São Vicente, o Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (Nasci), serviço integrado inédito no Estado, na Rua Guarany, 70, Parque São Vicente. A inauguração deve ocorrer até o fim deste mês com a presença do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.


O Nasci vai ofertar gratuitamente à população mais vulnerável a consulta, o tratamento e o remédio à base da planta Cannabis, doado, nesta primeira fase, pela Koba, empresa que atua nacional e internacionalmente no setor. O objetivo é oferecer qualidade de vida a quem mais precisa de saúde e bem-estar.


Para o médico psiquiatra Flávio Falcone, referência nacional e internacional em assuntos relacionados à Cannabis medicinal, e membro do Núcleo de Políticas e Ações sobre Drogas (Nupad) do Instituto Adesaf, o Nasci vai “socializar o acesso a esse tratamento (à base da planta), que já é uma realidade para pessoas que têm condições de custeá-lo. Agora, por meio desse equipamento, pessoas de baixa renda também terão acesso".


Segundo a diretora-presidente do Instituto Adesaf, Fernanda Gouveia, além de oferecer todo esse tratamento gratuito a pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, o Nasci também ofertará diversas Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão.

Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em doenças crônicas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICs à população.


“O Instituto é atuante na pauta de Redução de Danos voltada a pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. O NASCI também vai atender a esse público por meio das PICs e da Cannabis medicinal”, reforça a diretora-presidente.


A partir da inauguração do Nasci, já haverá formação de rodas de terapia comunitária no local. “Vamos aumentar essas PICs, gradativamente, a partir da captação de novos recursos e do fortalecimento dessas ações juntamente com a comunidade”, finaliza Fernanda.


Logo A Tribuna
Newsletter