São Vicente realiza capacitação para profissionais da Defesa Civil e GCM

Aulas debateram como agir em escorregamentos, queda de blocos de rocha, corridas de massa e rastejos

Por: ATribuna.com.br  -  16/01/22  -  09:48
Curso sobre movimentos gravitacionais de massa foi ministrado na quinta-feira (13)
Curso sobre movimentos gravitacionais de massa foi ministrado na quinta-feira (13)   Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Um curso sobre movimentos gravitacionais de massa foi ministrado na quinta-feira (13) pela Proteção e Defesa Civil de São Vicente. Objetivo do curso é capacitar profissionais da Guarda Civil Municipal Ambiental e de outros segmentos de dentro e fora da Prefeitura.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


De acordo com a Administração Municipal, durante o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), o município registrou 58 ocorrências de escorregamentos e duas mortes por soterramento no Parque Prainha. Desta forma, a Proteção e Defesa Civil decidiu ampliar a capacitação dos agentes, oferecendo curso para outras pessoas que possam colaborar durante a alta temporada de chuvas.


Nas aulas, foram debatidos temas como: o que são e como ocorrem os movimentos gravitacionais de massa (escorregamentos, queda de blocos de rocha, corridas de massa e rastejos), como identificar os indícios de movimentos gravitacionais de massa, estudos de casos, gerenciamento de risco geológico e preenchimento de ficha de campo e relatórios.


Capacitação

O PPDC está em vigência desde dezembro de 2021 e deve seguir até março de 2022, com objetivo de intensificar os treinamentos para as equipes e secretarias municipais.


Em outubro, os profissionais que recebem demandas emergenciais participaram de capacitações para obter mais conhecimento e preparo. Além disso, a cidade também participou da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão (OPOV 2021/2022), realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.


Na ocasião, foram realizadas atividades práticas sobre como se prevenir e agir em casos de incidências. A capacitação também foi realizada por ensino à distância para que toda a população interessada pudesse se inscrever de maneira e saber como proceder em eventuais desastres naturais.


Logo A Tribuna
Newsletter