Guia de turismo de São Vicente é sucesso na internet contando histórias de prédios

Objetivo de Mario Rodrigues é fazer com que as pessoas vejam a cidade com um olhar diferente

Por: Natalia Cuqui  -  15/03/22  -  08:25
Mario Rodrigues busca valorizar São Vicente por meio das histórias de prédios icônicos do município
Mario Rodrigues busca valorizar São Vicente por meio das histórias de prédios icônicos do município   Foto: Arquivo Pessoal/Mario Rodrigues

Um guia de turismo de São Vicente tem feito sucesso no Instagramcontando histórias dos mais variados prédios da cidade. Segundo Mario Rodrigues Junior, de 39 anos, o objetivo da página é valorizar o município.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


No perfil criado por Mario, as fotos vão desde imagens que ele faz dos edifícios até acervos antigos das primeiras plantas dos apartamentos.


Em conversa com A Tribuna, o apaixonado por arquitetura contou que, por conta do sucesso do perfil, já conheceu arquitetos de grandes edifícios da região e recebeu até mensagens de pessoas que moraram há anos nos apartamentos.


"A questão da pandemia fez com que eu olhasse um pouco mais a cidade. As pessoas aqui não olham para cima. Comecei a me interessar pelos prédios, porque eu moro em São Vicente há 10 anos e essa região que eu moro, o Boa Vista, é bem verticalizada e os edifícios me chamaram muita atenção".


A primeira formação de Mario é como guia de turismo, profissão na qual ele já trabalha há 20 anos. Ele também é formado em História e afirma que sempre gostou muito de arquitetura.


O edifício Olívia, na Rua Mem Sá, é um dos favoritos de Mario
O edifício Olívia, na Rua Mem Sá, é um dos favoritos de Mario   Foto: Arquivo Pessoal/Mario Rodrigues

Além de valorizar o patrimônio vicentino, o intuito da página é reativar a memória coletiva dos prédios da cidade.


"Queria valorizar esse patrimônio, que muitas vezes não é lembrado mas faz parte do dia a dia dos moradores. Muitas pessoas têm um carinho especial pelo prédio em que mora ou já morou".


Mario relata também que recebe diversos relatos de moradores que trazem lembranças sobre os prédios em que viveram.


"Teve uma senhora de 70 anos que lembrava de um prédio perto da Ilha Porchat. Ela contou que no meio da sala tinha uma coluna de sustentação. Ela não lembrava o nome [do edifício]. Eu mostrei as fotos e ela ficou muito grata, porque foi lá a primeira vez que ela viu o mar quando pequena. Era o edifício Ilhabela".


Os seguidores do perfil, inclusive, acabam trazendo informações e conteúdo, o que ajuda a aumentar a pesquisa e o acervo do guia de turismo, que também é feito por meio de hemeroteca digital e passeios a pé.


"Geralmente eu vou para rua, tiro um dia da semana para andar em um bairro, sem rumo, ando até eu cansar. Entro em algumas ruas, vou fotografando. Quando chego em casa, salvo as imagens e começo a pesquisa, através do endereço ou do nome do prédio".


A ideia de Mario é que, no futuro, ele possa realizar roteiros arquitetônicos nas ruas para mostrar os prédios, muito comuns em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.


Logo A Tribuna
Newsletter