O Governo Estadual começa a enviar a São Vicente, a partir desta quarta-feira (16), reforço policial na tentativa de conter a onda recente de assaltos violentos na Cidade.A informação foi prestada no início da noite desta quarta-feira (16) pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) e pela Prefeitura. O Município havia pedido apoio a São Paulo.
Após solicitação do comandante da PM na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, coronel Hélio dos Santos, a corporação enviou equipes. Ambas confirmaram o deslocamento de policiais militares da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e do 3º Batalhão de Choque.
Em reunião à tarde, os comandantes das polícias Civil e Militar sugeriram ao prefeito Kayo Amado (Pode) “medidas de zeladoria e fiscalização no âmbito do Município, que poderão colaborar com a prevenção da criminalidade. Outras providências solicitadas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, como disponibilidade de guinchos e pátios, vão contribuir para o êxito de operações”.
Comerciantes com medo
Por ora, comerciantes locais se dizem apreensivos. No Centro, por exemplo, o clima verificado pela Reportagem é de insegurança.
Entre os exemplos recentes de criminalidade, na noite de terça-feira (15), o Atacadão da Avenida Penedo, no Catiapoã, foi invadido por mais de 40 indivíduos . No domingo (13), uma joalheria foi assaltada e uma funcionária, baleada.
“Isso é novidade porque os bandidos estão, de fato, atuando mais nas regiões onde há maior movimento”, afirma Rodrigo Soares, gerente de uma loja de itens diversos na Avenida Martim Afonso.
Soares está há seis anos no local e diz que nunca viu assalto à mão armada. Porém, os furtos são frequentes. “Diante do que vem acontecendo, a gente não sabe o quão ousados eles serão, achando que podem sair assaltando e fazendo arrastões em plena luz do dia em locais movimentados”, diz.
Soares considera surpreendente o roubo ao Atacadão. “A gente costuma ver (crimes) em lojas de pequenos produtos com alto valor agregado, como celulares, mas arrastão para levar o que de lá? Comida?”
A proprietária de uma óptica, Kelly Garcia, afirma se preocupar com os assaltos recentes. Nunca foi assaltada, mas conta que furtos são frequentes.
Sua preocupação maior é com a temporada. Diz que a vinda de mais turistas, principalmente neste ano em que haverá, novamente, fogos na virada do ano, pode atrair mais criminosos.
A comerciante de uma loja de sapatos, Patrícia Franco, afirma que assaltos no entorno do Centro são frequentes. “Sempre agem em seis. São três rapazes que ficam de olho e outros três que fazem o roubo.”
O presidente da Associação Comercial de São Vicente, Alcides Antonelli, disse cobrar medidas das autoridades. “Estamos enviando ofício à Polícia Militar e ao prefeito (Kayo Amado, Pode), solicitando medidas urgentes para combater esses crimes, que têm prejudicado bastante nossos comércio e turismo”, declara.
Em nota, a Prefeitura afirmou ter pedido a antecipação da Operação Verão, em razão dos feriados e da chegada da temporada. Também disse ter se empenhado para melhorar as condições de trabalho da Guarda Civil Municipal.