Buracos sem tampão nas calçadas de São Vicente causam risco a pedestres; VIDEO

Tampões são furtados e não são recolocados, os comerciantes adaptam alertas para que as pessoas não se machuquem

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/03/21  -  19:47
  Foto: Marcelo Ricky

Quem anda pelo centro de São Vicente encontra o risco de cair em um buraco no meio da rua sem precisar procurar muito. Basta olhar para baixo nas vias, e verá, em várias delas, os buracos cobertos (vários tampados de forma adaptada ou com algum tipo de alerta), na maioria das vezes, por comerciantes, para evitar acidentes em frente às suas lojas.


Enquanto isso, outros nem tampados estão. Isso acontece porque os tampões de ferro dos locais estão sendo furtados. "É um perigo, coloquei uma tábua para quebrar um galho e já tem quase um mês", diz um dos comerciantes da região.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os riscos podem ser ainda maiores quando o buraco fica sem qualquer proteção. "Esses dias, com a chuva forte, o buraco encheu, e a água levou a madeira. Estava tudo cheio e uma senhora caiu, a perna dela entrou inteira. Fomos ajudar e, ainda bem, ela não se machucou", disse um motorista de táxi.


  Foto: Marcelo Ricky

As vias estão localizadas em ruas do Centro de São Vicente, área de grande circulação de pessoas, por tratar-se do maior Centro comercial da Baixada Santista. Nas ruas Jacob Emmerich e Frei Gaspar são vários os locais que podem causar riscos. Eles são minimizados, muitas vezes, pelos comerciantes que utilizam de algum artifício ou adaptação para que o perigo seja percebido pelo pedestre.


Os tampões são furtados, normalmente, por serem de ferro, e são comercializados ilegalmente em ferros-velhos clandestinos.


Resposta


Em nota, a prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Obras Particulares (Seob), informou que foi identificada a falta de um tampão de ferro na Rua Martim Afonso, 109, no Centro. De acordo com a Administração Municipal, uma equipe foi enviada ao local para verificar a situação nesta quinta-feira (4).


A prefeitura informa, também, que foi constatado que o tampão próximo ao cartório pertence à Sabesp, e que a Secretaria notificou o estabelecimento, para que o proprietário solicite a reposição do material . A pasta informa que o mesmo informou já ter acionado a Sabesp, e que os reparos deverão serão efetuados nesta sexta-feira (5).


Em relação à fiscalização em ferros-velhos da Cidade para verificação se há recepção desse material furtado, o que poderia estimular a prática, a prefeitura não respondeu ao questionamento solicitado na mesma demanda.


A improvisação acaba sendo feita pelas pessoas no local
A improvisação acaba sendo feita pelas pessoas no local   Foto: Marcelo Ricky

Logo A Tribuna
Newsletter