Artista nigeriano expõe obras de arte sobre a relação entre amor e lutas em São Vicente; VÍDEO

Mostra 'Amor História Não Contada II' está em cartaz na Casa do Barão, no Instituto Histórico e Geográfico de SV

Por: Jordana Langella  -  23/06/21  -  15:28
 Austin usa a juta como material central de suas obras
Austin usa a juta como material central de suas obras   Foto: Jordana Langella/ AT

Refletindo sobre os significados e as diferentes facetas do amor, um artista plástico nigeriano expõe obras de arte, na mostra “Amor História Não Contada II”, na Casa do Barão, dentro do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHSGV). Augustine Kawoh, conhecido como Austin, acredita que amar é o sentimento motor para todas as lutas diárias do ser humano – pessoais, profissionais e em relacionamentos. Veja mais detalhes na videorreportagem a seguir.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



Nascido na cidade de Lagos, na Nigéria, começou a pintar em sua terra natal, quando comercializava os seus quadros em redes hoteleiras da região. Quando chegou no Brasil, manteve o hábito e continua tentando transmitir um pouco sobre seus pensamentos e sentimentos, nesse caso, sobre como o amor é intrigante e paradoxal, presente em momentos de dor e alegrias. “Estamos sempre lutando com o amor para chegar em um objetivo final. Não dá para separar a esperança do amor”.


Na exposição, há retratos coloridos em tons vivos de amarelo, laranja e vermelho de mulheres negras e alguns poucos de homens negros, sendo que o ponto em comum entre as obras, além da mensagem que o artista busca passar são as características de suas raízes africanas. Austin tenta resgatar as memórias de seus ancestrais.


Para isso, ele utiliza como material principal das pinturas a juta, utilizada no passado como roupa por africanos e também como embalagem de café, arroz, açúcar e outros produtos, no Brasil em tempos remotos. “Eu tento trazer a minha essência como negro, africano e mergulhador. Eu busco trazer a tradição africana e criar um lação com a modernidade, com a arte moderna”, explicou.


 Austin nasceu na Nigéria e começou a comercializar quadros na rede hoteleira
Austin nasceu na Nigéria e começou a comercializar quadros na rede hoteleira   Foto: Jordana Langella/ AT

São traços artísticos valorizados pela curadoria e organizadores da Casa do Barão. O conde Paulo Eduardo, um dos responsáveis pela exposição, ressalta que o local sempre busca incentivar a cultura. “Essa é uma das inúmeras mostras que preenchem o nosso espaço cultural. Damos conhecimento e sensibilidade para as pessoas”.


A exposição “Amor história não contada II” ficará em cartaz até o dia 27 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Casa do Barão, dentro do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV), na Rua Frei Gaspar, 280 – Centro.


Logo A Tribuna
Newsletter